Deezer: 1 mês grátis + 20% OFF

Icone Conheça Chippu
Icone Fechar
Filmes
Notícia

Tim Robbins quer levar 1984 de volta ao cinema

Tim Robbins quer levar 1984 de volta ao cinema

MH
17.01.2006, às 00H00.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 13H02

Tim Robbins

Notório democrata e opositor do governo Bush, o ator Tim Robbins (Código 46, Guerra dos mundos) começa a adaptar 1984, clássico anti-repressão que George Orwell escreveu em 1948, para o teatro a partir de 11 de fevereiro, dirigindo a trupe que ele comanda em Los Angeles, o The Actors Gang. A novidade, segundo a Empire Online, é que ele tem programada uma versão para o cinema.

Omelete Recomenda

Mais do que nunca, o futuro apocalíptico antevisto por Orwell está presente no dia-a-dia. Câmeras do governo que monitoram os cidadãos e suas liberdades de expressão, os famosos Big Brothers, já viraram parte da nossa realidade há tempos. Em entrevista, Robbins disse que já tem um roteiro pronto - presumivelmente, escrito por Michael Gene Sullivan, autor da adaptação da peça - e comenta o teor da obra.

No livro, o Grande Irmão diz que não está realmente preocupado com 85% da população mundial porque eles estão anestesiados demais pela pobreza e pelo trabalho para causarem problemas. O que o preocupa são os outros 15%. Quando pensamos no mundo autoritário pintado por Orwell, o impacto é um, mas quando você lê novamente o livro, as especificidades para os dias de hoje são tremendas, comentou.

Robbins não disse se atuará ou somente dirigirá o filme. Antes disso, sua preocupação é saber se conseguirá fazê-lo. Ainda é realmente uma questão de talvez levantar financiamento. Vamos ver se existe um apetite por aí. 1984 pode ter passado há duas décadas, mas eu ainda acho incrivelmente relevante.

Até hoje, existem duas versões para o cinema de 1984. A primeira, de 1956, foi dirigida por Michael Anderson. A outra, lançada exatamente no ano em questão por Michael Radford (O mercador de Veneza).

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.