Filmes

Notícia

Terry Gilliam de volta a Dom Quixote

Terry Gilliam de volta a Dom Quixote

Érico Borgo
09.08.2002
00h00
Atualizada em
21.09.2014
12h43
Atualizada em 21.09.2014 às 12h43

Terry Gilliam no malfadado set

Jean Rochefort como Dom Quixote

Johnny Depp como Sancho Pança

O IMDB trouxe ontem a notícia de que Terry Gilliam (12 macacos) continua interessando (obcecado seria mais apropriado) em levar às telonas a história de Dom Quixote.

Em setembro de 2000, Gilliam começou a filmar o que se tornaria o projeto mais difícil de sua carreira. Dom Quixote, que já estava em desenvolvimento havia uma década, passou nas mãos de diversos produtores e tinha o agravante de, por imposição do diretor, não poder ser feito por grandes estúdios hollywoodianos. Desta forma, ele ficaria livre das restrições da Meca do cinema e poderia realizar o filme que sempre desejou. Assim, tal qual a personagem de Miguel de Cervantes, enfrentou os gigantes... e perdeu.

O filme foi alvo de inúmeros desastres. O barulho dos caças F16 que sobrevoavam as locações a todo instante - e os testes de bombardeio nas proximidades -, tornavam impossíveis as filmagens. O ator francês Jean Rochefort - o Dom Quixote -, teve uma infecção na próstata e precisou voltar a Paris. E o golpe final: Uma tempestade desabou sobre o set e acabou com boa parte dos equipamentos. Assim, Gilliam teve que abandonar o projeto, aquele que seria seu maior filme.

Segundo o IMDB, todavia, tanto Gilliam quanto o ator Johnny Depp (Do inferno) voltarão ao projeto se o primeiro conseguir levantar mais 40 milhões de dólares dos investidores europeus. Terry Gilliam também precisa comprar de volta o roteiro, agora nas mãos de uma empresa de seguros alemã.

O filme está inteiro na minha cabeça. Eu já o assisti milhares de vezes. Só preciso colocá-lo pra fora. Descobri que Johnny [Depp] tem uma janela em seus compromissos em setembro de 2003, e todos os meus esforços estão concentrados para voltar a filmar aí. Vamos comprar o roteiro de volta, reunir a equipe e, provavelmente, buscar novos atores para alguns papéis. Mas vai acontecer, disse o diretor sobre seu projeto dos sonhos.

A má sorte de Gilliam tem sido atribuída à maldição de Dom Quixote, lenda do cinema sobre cineastas - incluindo Orson Welles (Cidadão Kane) - que tentaram filmar a história de Cervantes e não conseguiram.

Nós aqui no Omelete acreditamos que Gilliam poderia voltar seus esforços (como já tinha dito que faria) a Belas maldições, livro de Neil Gaiman e Terry Pratchett que ele vai adaptar. Assim, faturaria uma boa grana, recuperaria seu prestígio junto aos investidores e só depois voltaria a atacar Dom Quixote...

Leia mais:
15/02/2002 Boas novidades sobre Belas Maldições
14/11/2001 Belas Maldições tem anjo e demônio
04/10/2000 Belas Maldições


Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.