Vingadores

Créditos da imagem: Marvel/Reprodução

Filmes

Artigo

Teoria: Porque a morte de Tony Stark é iminente em Vingadores: Ultimato

Herói pode virar uma espécie de JARVIS de quem herdar o manto do Homem de Ferro

20.12.2018, às 12H30.
Atualizada em 18.04.2020, ÀS 20H44

O começo do trailer de Vingadores: Ultimato pode revelar muito mais do que imaginávamos. Isso porque podemos criar uma teoria de que o capacete do Homem de Ferro não estaria apenas gravando a mensagem de Tony Stark para Pepper Potts, como também estaria gravando todas as características do herói para transformá-lo em uma inteligência artificial.

Nos quadrinhos, Tony Stark entrou em coma após a Segunda Guerra Civil, mas o escritor Brian Michael Bendis encontrou uma maneira de mantê-lo “vivo” no Universo da Casa de Ideias. Antes da batalha decisiva que o derrubou, o herói gravou toda a sua personalidade em um computador e, com isso, virou uma espécie de JARVIS da Coração de Ferro – heroína que o substituiu nas HQs. Ao mesmo tempo que funcionava como um mentor, ele também auxiliava da mesma maneira que as inteligências artificiais o ajudavam no passado.

No cinema Stark já deu indícios de que trabalha há algum tempo com inteligência artificial. No início de Capitão América: Guerra Civil, ele recria artificialmente como seria o último dia ao lado de seus pais – que acabaram morrendo nas mãos do Soldado Invernal. O momento que Tony recria não é o que aconteceu, mas a versão que sonhava que tivesse acontecido.

Com isso, podemos assumir que Tony Stark já tem a tecnologia para criar uma inteligência artificial capaz de não apenas “imitar” a voz de uma pessoa mas, também, seria capaz de assumir a personalidade e as principais características do ser humano retratado. O capacete, então, seria uma forma de Tony Stark se manter vivo caso o pior aconteça.

Provavelmente, esse será o último filme de Robert Downey Jr. como o herói e junto com Chris Evans, ele fecharia o ciclo iniciado em 2008 e sua morte seria iminente. Contudo, sua relação com Kevin Feige, presidente do Marvel Studios, pode fazer com que ele assuma um papel coadjuvante em futuras produções e transformar Stark em uma espécie de mentor artificial da próxima pessoa a assumir o manto do Homem de Ferro seria uma forma de apresentar um novo herói sem causar estranheza ao público.    

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.