Tatsuya Nakadai, ator japonês, morre aos 92 anos
Ator colaborou com diretores como Akira Kurosawa e Masaki Kobayashi
Créditos da imagem: Reprodução
A agência de talentos Shigoto confirmou nesta terça-feira que o ator Tatsuya Nakadai faleceu em um hospital de Tóquio no dia 8 de novembro, devido a uma pneumonia. Ele tinha 92 anos.
Nakadai nasceu em Tóquio no dia 13 de dezembro de 1932. Ficou mais conhecido por interpretar Hidetora Ichimonji no filme Ran (1985), de Akira Kurosawa. Também colaborou diversas vezes com o diretor Masaki Kobayashi.
Sua última atuação no cinema foi como Makino Tadayuki em The Pass: Last Days of the Samurai, em 2020. Paralelamente à carreira, fundou a escola de atuação Mumeijuku em 1975.
- Reserva Imovision | Assine o streaming cinéfilo aqui
- Geek Power 2025 | Participe da pesquisa que define o perfil geek do Brasil
Além de sua extensa filmografia, Nakadai também deixou sua marca em animações japonesas, atuando como o Demônio em Belladonna of Sadness, Junpei Senō em Giovanni's Island, o Narrador em Final Yamato e o Sumiyaki no Rōjin em O Conto da Princesa Kaguya.
Ao longo da vida, Nakadai recebeu algumas das mais altas honrarias do Japão: a Medalha com Fita Roxa em 1996, a Ordem do Sol Nascente em 2003, foi nomeado Mérito Cultural em 2007 e, em 2015, recebeu a Ordem da Cultura, a maior distinção artística do país. Em 2016, foi convidado a integrar a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.
Excluir comentário
Confirmar a exclusão do comentário?
Comentários (0)
Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.
Faça login no Omelete e participe dos comentários