Tatame | Filme ganha data de estreia no Brasil
Longa participou do 80º Festival de Veneza
O drama esportivo Tatame, que explora as tensões geopolíticas no judô mundial, terá sua estreia nos cinemas brasileiros em 2 de abril, com distribuição da Kajá Filmes. O filme, que foi exibido no 80º Festival de Veneza, é codirigido pelo israelense Guy Nattiv (vencedor do Oscar de curta por Skin) e pela iraniana Zar Amir Ebrahimi (melhor atriz em Cannes por Holy Spider).
A trama se passa durante um Campeonato Mundial de Judô em Tbilisi, na Geórgia, e acompanha a judoca iraniana Leila Hosseini (Arienne Mandi). A atleta vê sua campanha transformar-se em uma crise política quando as autoridades de seu país, que não reconhecem o Estado de Israel, ordenam que ela abandone a competição para evitar um possível confronto com a judoca israelense Shani Lavi (Lir Katz). A ordem é transmitida pela treinadora Maryam (Zar Amir), que já enfrentou o mesmo dilema no passado.
Assista ao teaser com exclusividade:
A recusa de Leila em simular uma lesão ou desistir desencadeia uma série de ameaças contra ela, sua treinadora e suas famílias no Irã. Fotografado em preto e branco com uma câmera próxima aos corpos, o longa articula a tensão do esporte com o suspense político.
A história, embora com personagens ficcionais, é inspirada em casos reais. O mais notório é o do judoca iraniano Saeid Mollaei, que em 2019 foi instruído a perder uma luta no Mundial de Tóquio para não enfrentar o israelense Sagi Muki. Mollaei deixou posteriormente o Irã e agora compete pela Mongólia. Situações similares envolvendo atletas de outros países também são documentadas.
Em Veneza, Tatame recebeu o Brian Award, prêmio que destaca filmes que promovem valores como direitos humanos, democracia e liberdade de consciência.