Deezer: 1 mês grátis + 20% OFF

Icone Conheça Chippu
Icone Fechar
Filmes
Notícia

Suspiria | Amazon Studios é processado por "inspiração indevida"

Responsáveis pelo espólio de Ana Mendieta alegam que cenas do longa são similares ao trabalho da artista

NB
28.09.2018, às 12H47.
Atualizada em 28.09.2018, ÀS 13H27

Segundo a Variety, o Amazon Studios está sendo processado pelos responsáveis pelo espólio da artista Ana Mendieta (que faleceu em 1985) por conta de similaridades entre a obra da artista e cenas de Suspiria.

Suspiria
Amazon Studios/Divulgação

Omelete Recomenda

Um aviso oficial foi enviado ao estúdio em julho, alegando que o teaser divulgado em 4 de junho continha duas cenas com similaridades a Rape SceneUntitled (Silueta Series, Mexico), trabalhos lançados na década de 70. A Amazon retirou o teaser e excluiu as cenas do trailer oficial, mas o espólio da artista alega que outras cenas do filme foram inspiradas pelo trabalho de Mendieta. 

O diretor Luca Guadagnino já havia comentado sobre as inspirações do longa, alegando que buscou referências de arte feminista para moldar o visual do remake. Além de Mendieta, Gina Pane, Francesca Woodman e Judy Chicago foram citadas pelo cineasta.

O filme acompanha - sob a lógica distorcida e surreal de um pesadelo - uma garota dos EUA que chega em uma escola de dança de elite na Alemanha para estudar balé. Na verdade, a escola é só fachada para uma doentia reunião de bruxas. Chloe Grace Moretz, Dakota Johnson, Tilda Swinton, Mia Goth e Jessica Harper estão no novo elenco.

O roteiro é de David Kajganich. A estreia está marcada para 2 de novembro nos EUA. 

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.