O novo Superman de James Gunn causou polêmica ao trazer uma suposta versão inédita de Jor-El, pai biológico do herói, vivido aqui por Bradley Cooper. Até então, nos cinemas, Jor-El havia sido mostrado como um homem da ciência, benevolente e que desejava um futuro próspero para seu filho junto com a humanidade.
No novo filme, porém, descobrimos que o plano verdadeiro de Jor-El era de que Kal-El, seu filho, se tornasse o dominador da humanidade, tomando diversas esposas para seu harém e conquistando o planeta. Isso faz com que o público o veja como vilão. Ao final do filme, até mesmo o Superman rejeita sua herança genética, substituindo os vídeos familiares da Fortaleza da Solidão por momentos com seus pais adotivos, Jonathan e Martha.
A decisão de James Gunn, que escreveu o filme, gerou dúvidas e também críticas. Uma parte do público chegou a achar que a mensagem de Jor-El era falsa ou adulterada, mas ela é confirmada por mais de uma fonte dentro do filme - incluindo o Senhor Incrível. Outra parcela do público alega que a forma como Jor-El foi retratado deturpa o personagem. O que poucos sabem, porém, é que há base nos quadrinhos para isso.
Kryptonianos, por muito tempo, foram ilustrados como colonizadores nas histórias da DC Comics. Não é difícil encontrar histórias onde diversos vilões foram Kryptonianos. O próprio Jor-El, em duas ocasiões contemporâneas, foi escrito como um legítimo vilão, interessado em seus própris objetivos junto a seu filho.
- Crítica: Superman inicia nova era de super-heróis
- Por que Superman é o filme de herói mais político em anos
- Superman tem quantas cenas pós-créditos?
- 5 formas como Superman prepara o DCU
Na revista Superman Man of Steel #3 Annual, de 1994, vemos uma história de universo alternativo, onde os Kryptonianos sobreviveram à destruição de seu planeta e, mesmo assim, chegaram à Terra para conquistar a casa da humanidade. Jor-El lidera a raça inimiga, enquanto seu filho, Kal-El, se une a Batman para se tornar a última resistência da humanidade.
Já em tempos mais recentes, dentro da continuidade DC Renascimento, nos anos 2020, foi revelado que Jor-El sobreviveu à destruição de Krypton, mas viveu isolado em uma dimensão paralela. De lá, ele adota o nome de Senhor Oz e começa a manipular eventos do Universo DC dos bastidores, aprisionando diversos heróis da Terra, como Robin Vermelho e uma versão do Batman do futuro.
Ainda que também tenha ajudado o Superman, aprisionando o vilão Apocalypse, esta versão de Jor-El trabalhava com seus próprios objetivos, sendo visto, de certa forma, como um vilão ou, no mínimo, uma figura sombria.
Ele chega ao ponto de levar Jon, filho do Superman, para o futuro, mas contra a vontade da criança, para educá-lo sobre o universo. Isso faz com que Jon envelheça de maneira mais rápida, deixando de ser criança pouco tempo após ter surgido na continuidade do Universo DC.
Superman está atualmente em cartaz nos cinemas. O filme é estrelado por David Corenswet, com roteiro de James Gunn. Ele é o primeiro longa-metragem do novo DC Studios, inaugurando uma nova era para os heróis do DCU nos cinemas.
Comentários (0)
Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.
Faça login no Omelete e participe dos comentários