Zack Snyder que lançar corte do diretor de Sucker Punch
Cineasta afirmou que final original foi considerado louco demais pelo estúdio
Créditos da imagem: Warner Bros./Divulgação
Lançado em 2011, Sucker Punch – Mundo Surreal dividiu o público quando chegou às telas e, sabendo que a versão original de Zack Snyder foi alterada pelo estúdio, fãs do longa têm clamado há mais de uma década por um corte do diretor. E, no que depender do cineasta, esses pedidos serão atendidos, embora ele ainda não saiba quando.
Em entrevista ao Letterboxd (via Variety), Snyder afirmou que os fãs poderão ver seu corte original “em algum momento, tenho certeza. Eu espero.” “Nunca cheguei a fazer a versão do diretor. Ainda pretendo em algum momento. Mas no final original, quando Babydoll está na cadeira no porão com Blue — já lobotomizada — quando o policial aponta a luz sobre ela, o cenário se desfaz e ela se levanta e canta uma música no palco.” A música em questão era “O-o-h Child”, do Five Stairsteps. “Blondie e todas as pessoas que foram mortas se juntam a ela e é a ideia de que, de uma forma estranha, mesmo sendo lobotomizada, ela está meio que presa nesse loop infinito de vitória eufórica. É estranhamente pessimista e otimista ao mesmo tempo. Esse é o tipo de tom no final. Testamos e o estúdio achou muito estranho, então mudamos.”
O diretor ainda refletiu sobre a recepção do filme. Concebido como uma crítica à sexualização de garotas adolescentes por parte da indústria e do público masculino, Sucker Punch acabou sendo percebido justamente como uma glorificação dessa visão, algo que Snyder definiu como “de cortar o coração.” “Sinto que a principal crítica ao filme foi que ele explorava demais [as mulheres jovens]. As pessoas assistiram como se as garotas lutando e todas essas coisas fossem o filme.” De acordo com o cineasta, sua intenção era que a produção se mostrasse consciente dos vícios do gênero e “reflexivo ao público.”
“[Sucker Punch] fala diretamente com o público sobre o que eles querem ver. Eles querem ver as garotas, [mas] eles não querem ver as garotas empoderadas. Querem vê-las em roupas sensuais. Esse era meu ponto”, explicou Snyder. “Sempre achei interessante quando as pessoas analisavam o filme e diziam que ele explora demais as garotas. É como um filme anti-guerra que torna a guerra boa demais.”
Com orçamento de US$82 milhões, Sucker Punch arrecadou US$89,8 milhões nas bilheterias mundiais. O filme está disponível para streaming na HBO Max e no Amazon Prime Video.
****
Ingressos à venda para a CCXP23, o maior festival de cultura pop do mundo. Compre agora!
O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).
Acompanhe a gente também no YouTube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.