Filmes

Lista

Stephen Hawking | 10 vezes que o cientista foi homenageado na cultura pop

Físico que revolucionou o campo da física faleceu na última terça-feira (14)

Mariana Canhisares
14.03.2018
13h12
Atualizada em
20.03.2018
01h01
Atualizada em 20.03.2018 às 01h01

Na madrugada da última quarta-feira (14), o cientista britânico Stephen Hawking faleceu, aos 76 anos. Além de autor de grandes obras que revolucionaram os estudos no campo da física, como Uma Breve História do Tempo, ele foi uma figura marcante na cultura pop. Seja em filmes, séries ou na música, Hawking foi homenageado diversas vezes, tendo inspirado inclusive A Teoria de Tudo, que rendeu a Eddie Redmayne o Oscar de Melhor Ator.

Confira a seguir 10 homenagens da cultura pop a Stephen Hawking:

Star Trek: The Next Generation

Em Star Trek: The Next Generation, um dos clássicos da cultura nerd, Stephen Hawking fez seu primeiro cameo. Jogando uma partida de poker com outros dois ícones da física, Albert Einstein e Isaac Newton, o cientista - diga-se de passagem, fã assumido da franquia - não se deixou abalar pelas provocações de Einstein ("O Princípio da Incerteza não o ajudará agora, Stephen") e ganhou dos seus adversários com um blefe - assista aqui.

Ultimate X-Men

Na edição #25, é mencionado um trabalho de Hawking sobre os mutantes, no qual o cientista afirma que eles seriam a última esperança da humanidade em meio aos avanços das inteligências artificiais. Não apenas ele é um dos poucos humanos solidários aos mutantes, como ele aparece como alguém muito próximo de Hank McCoy, isto é, a Fera.

The Big Bang Theory

O cientista apareceu em sete episódios de The Big Bang Theory, entre 2012 e 2017. Porém, o mais marcante da série foi o momento em que Sheldon (Jim Parson) e Hawking se encontraram pela primeira vez e o físico revelou um grande erro no trabalho do personagem - assista aqui.

Pink Floyd

O físico apareceu num comercial, na década de 1990, dizendo: “Mankind’s greatest achievements have come about by talking and its greatest failures by not talking. It doesn’t have to be like this” ("As maiores conquistas da humanidade vieram do diálogo e seus maiores fracassos da ausência dele. Não precisa ser assim", em tradução livre). Essa propaganda mexeu tanto com David Gilmour que ele incluiu trechos do discurso de Hawking na música "Keep Talking", do álbum The Division Bell - ouça.

Anyone Can Quantum

Paul Rudd já desafiou Stephen Hawking para uma partida de xadrez quântico. No curta Anyone Can Quantum, Keanu Reeves narra esse embate épico, cujo prêmio é a chance de fazer um discurso sobre o legado do físico Richard Feynman - assista aqui.

Os Simpsons

Em 1999, Hawking foi a Springfield pela primeira vez, no episódio "They Saved Lisa's Brain". Nele, a filha do meio de Homer e Marge se junta a MENSA, uma organização que reúne as pessoas com os maiores QIs do mundo, e assume o controle da cidade. Além de demonstrar sua decepção com o ocorrido, o cientista se mostra interessado na teoria de Homer que o universo tem o formato de uma rosquinha - assista aqui. Anos depois, ele fez outras três aparições, sendo a última no episódio "Elementary School Musical".

A Teoria de Tudo

Baseado no livro de memórias Travelling to Infinity: My Life with Stephen, escrito pela primeira esposa do cientista Jane Hawking, o filme retrata a vida dele na universidade, após o diagnóstico de esclerose lateral amiotrófica. A doença degenerativa não o impediu de continuar se dedicando às pesquisas e, com o apoio de Jane, ele se tornou uma das mentes mais brilhantes do século XX.

Com Eddie Redmayne e Felicity Jones no papel dos protagonistas, o longa do diretor James Marsh recebeu 5 indicações ao Oscar, em 2015. Porém, só levou uma estatueta: Melhor Ator - veja o trailer.

A História de Stephen Hawking

Dez anos antes, a vida do cientista foi adaptada para um telefilme da BBC, escrito por Peter Moffat. Em vez de Redmayne, Benedict Cumberbatch foi o responsável por interpretar Hawking, retratando-o como um estudante brilhante e não muito disciplinado.

Futurama

Stephen Hawking fez duas aparições na animação de Matt Groening, fazendo sua estreia na segunda temporada, quando o britânico é parte da equipe do vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore, cujo objetivo é manter o continuum espaço-tempo. Já dez anos depois, a cabeça dele aparece ao lado das cabeças de Neil deGrasse Tyson e Bill Nye, no anúncio do trailer do jogo Futurama: Worlds of Tomorrow  - assista aqui.

Monty Python: O sentido da vida ao vivo

O cientista apareceu no documentário sobre os comediantes britânicos do Monty Python ao lado do também físico Brian Cox - assista aqui. Porém,  esse não foi seu único envolvimento com o grupo. Em 2015, Hawking cantou "Galaxy Song", lançada originalmente na década de 1980 - ouça aqui.