Como evitar spoilers na internet

Créditos da imagem: Vingadores: Ultimato/Marvel Studios/Divulgação

Filmes

Lista

Como evitar spoilers na internet

Algumas dicas para quem não quer receber informações indesejadas

Arthur Eloi
16.04.2019
15h29

Redes sociais são incríveis para reunir aqueles com gostos parecidos mas, com a rapidez da informação, também é bem fácil receber informações indesejadas que arruinam a sua experiência com filmes/séries/jogos/livros que você está ansioso para consumir. Seja Game of Thrones, Vingadores: Ultimato ou qualquer outro produto com altas expectativas, infelizmente é preciso se previnir para preservar as surpresas.

Abaixo, listamos algumas dicas para ocultar spoilers e coisas indesejadas da sua linha do tempo do Twitter e Facebook. Use com sabedoria.

Aplique filtros no Twitter

Twitter/Reprodução

O Twitter é a rede social mais fácil de evitar conteúdo indesejado. Nas "Configurações", na aba "Palavras que Foram Silenciadas", é possível definir uma lista de palavras-chave que serão ocultadas da sua linha do tempo. É importante variar nas palavras, colocando termos em inglês, nomes de personagens importantes, abreviações e também hashtags. Dessa forma, qualquer conteúdo que tenha as palavras listadas serão automaticadas bloquedos.

Só não vá publicar a sua lista no Twitter: tem muita gente com tempo livre que pesquisa os termos na internet, vê quem está falando do filme ou série e manda diretamente spoilers para a pessoa. Se eles souberem o que está sendo ocultado, fica mais fácil contornar os filtros.

Filtre os comentários do Facebook

Enquanto o Facebook não permite que você desative imagens na linha do tempo e nos comentários, é possível filtrar palavras - assim como no Twitter. Basta entrar em "Configurações", clicar em "Linha do Tempo e Marcações" no menu lateral esquerdo e listar as palavras-chave em "Ocultar comentários que contenham determinadas palavras da sua linha do tempo".

Desative a reprodução automática de vídeos no Twitter

Dependendo do tipo de vazamento, é possível encontrar fotos e vídeos recheados de spoilers na internet. Além disso, muita gente cria vídeos sobre assuntos aparentemente inofensivos, como memes, e então introduzem spoilers no meio, para pegar desavisados. Para se prevenir, você deve desativar a reprodução automática - o que fez os vídeos tocarem sem a sua interação. No Twitter, vá na aba principal das "Configurações" e desative a caixa "Reproduzir vídeo automaticamente".

Desative a reprodução automática de vídeos no Facebook

No Facebook, é preciso acessar a aba de "Configurações", entrar em "Vídeos" no menu lateral esquerdo e desativar a caixa de "Reprodução Automática de Vídeos".

Desative exibição de mídia no Twitter

Se sua preocupação são fotos sensíveis no Twitter, é possível desativar a exibição automática de imagens na linha temporal - mas apenas no celular. Basta entrar em "Configurações e Privacidade" no menu lateral esquerdo, descer até o submenu "Tela e Som" e desativar a opção "Visualização de Mídias". Agora, será preciso abrir as fotos para vê-las, ao invés de ver uma pré-visualização enquanto navega pelo Twitter.

Use uma extensão contra spoilers no Google Chrome

Se você usa o Google Chrome e teme spoilers, então a extensão Unspoiler é obrigatória: assim como os filtros de Twitter e Facebook, ela permite listar várias palavras-chaves. Ai quando algo com elas é detecado, a extensão emite um aviso vermelho e oculta o conteúdo sensível.

Um pouco de bom senso

Não há técnica infalível para evitar spoilers, ainda mais com o Instagram, WhatsApp, Snapchat e inúmeras outras redes sociais não tendo filtros decentes. A forma mais eficiente é combinar as várias ferramentas acima, mas isso resultará em uma experiência engessada nas redes sociais. Assim, se suas expectativas são muito altas, a melhor opção é usar o bom senso e evitar comunidades, grupos e talvez até a internet por completo. Infelizmente, basta uma pessoa informada e mal intencionada para acabar com a diversão de todos, então leve a sério a "primeira regra da internet" e não leia os comentários. Boa sorte.