Baseado em casos reais, Síndrome da Apatia lança luz sobre mistério científico
Em filme do Reserva Imovision, diretor de Miss Violence aborda doença que afeta crianças refugiadas
Créditos da imagem: Síndrome da Apatia (Reprodução)
Alexandros Avranas está se preparando para fazer Síndrome da Apatia desde 2018, quando leu um artigo sobre a misteriosa doença que batiza o seu filme. Agora, a obra do premiado cineasta grego de Miss Violence (Leão de Prata no Festival de Veneza 2013) está disponível para streaming no Brasil exclusivamente pelo Reserva Imovision, após recente passagem pelos cinemas.
O fenômeno, observado principalmente na Suécia desde meados dos anos 1990, afeta apenas crianças de famílias refugiadas, que entram subitamente num estado catatônico inexplicável. Elas não levantam da cama, não falam, e em casos mais graves se recusam até mesmo a comer, precisando ser alimentadas por tubos.
Reconhecido como um distúrbio psicológico pela associação médica sueca apenas em 2014, após um longo período de debates sociais no país, a síndrome é atribuída às condições opressivas e violentas enfrentadas por refugiados em seus países de origem, mas também à desesperança que essas famílias encaram quando seus pedidos de asilo são negados ou postergados no lugar que os acolhe.
Com esta história arrepiantemente real em mãos, o diretor Avranas faz mais um de seus angustiantes thrillers de disfunção familiar e institucional.
Em Síndrome da Apatia, Natalia (Chulpan Khamatova, de Adeus, Lenin!) e Sergei (Grigoriy Dobrygin, de Mar Negro) são um casal russo que foge da perseguição política em seu país natal, acompanhados das filhas Alina (Naomi Lamp) e Katja (Miroslava Pashutina). Quando o pedido de refúgio na Suécia é repetidamente negado, embora a família tente o seu melhor para se adaptar à cultura, língua e ritmo do novo país, Katja se torna mais uma vítima da tal “síndrome da apatia”.
“[Quando comecei a preparar o filme], imediatamente vi a oportunidade de falar de assuntos maiores, como o poder do Estado sobre os indivíduos, e sublinhar questões como ‘qual tipo de sociedade estamos deixando para os nossos filhos?’ e ‘o que significa lutar por uma vida melhor?’”, contou Avranos, que também assina o roteiro ao lado de Stavros Pamballis, durante a divulgação do filme.
Conforme Natalia e Sergei lutam para criar um mundo que dê às filhas a possibilidade de viver com um pouco de esperança, Síndrome da Apatia joga luz sobre um mistério científico que afeta centenas de crianças ao redor do mundo, mas segue pouco reportado ou reconhecido pelo público. É uma história única, e unicamente contemporânea.
Síndrome da Apatia está disponível com exclusividade pelo Reserva Imovision.