Membro da produção de Sem Chão, doc vencedor do Oscar, é morto na Palestina
Co-diretor do filme lamenta perda do amigo
Créditos da imagem: Ofer Cassif
Odeh Hathalin, membro da equipe de produção do documentário vencedor do Oscar, Sem Chão, foi morto esta semana na Palestina. O artista foi assassinado a tiros por um colono israelense.
"Um colono israelense acaba de atirar nos pulmões de Odeh Hadalin, um ativista notável que nos ajudou a filmar Sem Chão em Masafer Yatta. Os moradores identificaram Yinon Levi, sancionado pela UE e pelos EUA, como o atirador. Este é ele no vídeo atirando como um louco", disse o diretor.
Relembre o histórico de violência contra a equipe de Sem Chão
Este não é o primeiro caso de violência contra os membros da equipe de Sem Chão. Pouco após a vitória no Oscar, o diretor palestino Hamdan Ballal foi linchado, sequestrado e torturado por militares israelenses.
Ballal foi inicialmente agredido por colonos israelenses em um ataque que aconteceu na última segunda-feira (24), por volta das 18h locais (13h de Brasília). Segundo relato do veículo israelense Haaretz, a confusão começou quando um colono abordou um grupo de palestinos na vila de Susya.
Quando os palestinos pediram que ele se retirasse, dúzias de outros colonos apareceram e começaram a atacá-los com paus e pedras, além de destruir estruturas como tanques de água e carros. Soldados sequestrara a ambulância chamada por Ballal após o ataque, e ele foi levado para uma prisão israelense, de acordo com o relato de Abraham.
Ballal foi libertado e voltou para casa no dia seguinte ao ataque.
Sobre o filme
Sem Chão, dirigido por Abraham e Ballal ao lado de Rachel Szor e Basel Adra, acompanha a luta dos palentinos originários da comunidade de Masafer Yatta, no Sul da Cisjordânia, através dos anos, conforme o exército israelense inicia demolições sistemáticas de suas casas e construções comunitárias, a fim de instalar um campo de treinamento militar na região.
- Oscar 2025 | Lista completa de vencedores do prêmio
- Oscar 2025 | Onde assistir a todos os filmes vencedores
Sem Chão venceu o Oscar de Melhor Documentário, e ainda está em exibição em alguns cinemas brasileiros. O longa chega ao streaming Filmelier+ em abril.
Excluir comentário
Confirmar a exclusão do comentário?
Comentários (0)
Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.
Faça login no Omelete e participe dos comentários