Sandra Milo como Carla em 8½ (Reprodução)

Créditos da imagem: Sandra Milo como Carla em 8½ (Reprodução)

Filmes

Notícia

Morre Sandra Milo, estrela de 8½ e Julieta dos Espíritos, aos 90

Parcerias com Roberto Rossellini e Federico Fellini definiram a carreira da atriz

Omelete
2 min de leitura
29.01.2024, às 10H20

A atriz Sandra Milo, que marcou o cinema italiano em parcerias com os diretores Roberto RosselliniFederico Fellini, morreu hoje (29) aos 97 anos. A notícia foi confirmada pelos filhos de Sandra à mídia italiana [via Variety], citando que ela morreu pacificamente durante o sono, de causas naturais.

Nascida na Tunísia, mas naturalizada italiana, Milo fez sua estreia no cinema com O Solteirão (1955), ao lado do astro da comédia Alberto Sordi. Outros trabalhos cômicos e aventurescos se seguiram, incluindo uma versão de As Aventuras de Arsène Lupinlançada em 1957.

Em 1959, Rossellini a escalou no épico de guerra De Crápula a Heróique foi indicado ao Oscar de melhor roteiro original. A parceria se repetiu em 1961, embora com menos sucesso, quando ela interpretou uma aristocrata apaixonada em Vanina Vanini.

Dois anos depois, em 1963, ela interpretou a sensual Carla em , uma das obras mais celebradas de Fellini. O papel da amante do protagonista Guido (Marcello Mastroianni) mais tarde renderia uma indicação ao Oscar para Penélope Cruz, que a interpretou no remake musical Nine (2009).

Fellini voltou a utilizar a atriz em Julieta dos Espíritos (1965), onde a escalou como a vizinha sedutora que desperta a imaginação da protagonista (Giulietta Masina), uma dona de casa entediada.

Outros créditos de destaque da filmografia de Milo incluem O Espelho Tem Duas Faces (1958), Caçada no Asfalto (1959), Como Fera Encurralada (1960), Ádua e suas Companheiras (1960) e - mais recentemente - os hits locais Estranhos Normais (2010) e Aqui em Casa Tudo Bem (2018).

Milo deixa três filhos, nascidos de seus casamentos com Moris ErgasOttavio de Lollis.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.