Filmes

Artigo

SAG Awards | Conheça os bastidores da premiação

Entrevistamos Daryl Anderson, um dos membros fundadores do sindicato, que conta detalhes da votação

17.01.2014, às 18H20.
Atualizada em 08.11.2016, ÀS 18H03

Em 1994, o Sindicato de Atores de Hollywood começou a realizar uma cerimônia para premiar os melhores atores e elencos do cinema e da TV. Neste ano, a festa do SAG Awards completa seu 20º aniversário e, na comemoração, o Omelete entrevistou Daryl Anderson, um dos membros fundadores do Screen Actors Guild, que explica como funciona o processo de seleção dos indicados e a votação dos vencedores.


"Não é que os atores não gostem dos filmes, eles simplesmente não conseguiram assisti-lo", diz Anderson

No SAG, os atores de Hollywood escolhem os melhores dentre seus colegas de profissão. Assim como no Oscar, as produções lançadas entre janeiro e dezembro são elegíveis para votação. No entanto, filmes lançados antes ou depois dessas datas também podem entrar na competição - contanto que sejam feitas exibições especiais para os membros votantes. Anderson infere a falta de O Lobo de Wall Street na premiação de 2014 porque a estreia nos cinemas aconteceu no Natal, depois que as votações foram encerradas: "Apenas umas centenas de pessoas assistiram ao filme [antes da estreia] e muitas delas já haviam até enviado seus votos. Foi a mesma coisa que aconteceu com Avatar em 2010. Não é que os atores não gostem dos filmes, eles simplesmente não conseguiram assisti-lo".

Anderson explica também como era realizada a contabilização de votos antes da Internet: "A cédula final era enviada a todos os membros da associação. Para a indicação, quando começamos a realizar a premiação [em 1994], queríamos ser o mais abrangente possível. No entanto, não conseguiríamos pagar por dois envios de correio [para cada membro], e naquela época não existia o voto online, tudo era feito com papel. Foi aí que decidimos que usaríamos uma amostragem aleatória. Essa técnica funciona assim: se você tem um balde cheio de jujubas e algumas são vermelhas e outras são verdes, a única forma de realmente saber quantas têm de cada cor é virar o balde e contá-las. Mas se você enfiar a mão e tirar um punhado a contagem desse tanto de jujubas será o suficiente para chegar próximo da resposta real".

"A primeira coisa que fizemos foi conversar com um perito em estatística e perguntar quantas amostras precisamos para conseguir um resultado real dentre 120 mil. A resposta que ele nos deu foi que se a contagem fosse realmente aleatória, precisaríamos de apenas 400 amostras. [...] Nós poderíamos arcar com mais do que isso, então passamos a focar em quantas [cartas com cédulas] conseguiríamos enviar. O número final ficou em 2.100 para cinema e mais 2.100 para TV. Foi um comprometimento entre democracia pura com uma vantagem econômica", completa.


"Sempre tem algumas pessoas que acabam se atrasando e perdem o prazo da votação"

Hoje em dia, com o uso da Internet, a votação ficou muito mais fácil não só para os votantes como também para os responsáveis pela contabilização - mesmo com a união do SAG com a AFTRA, antiga federação de artistas de rádio e TV, que aumentou consideravelmente o número de membros do sindicato. "Sempre tem algumas pessoas que acabam se atrasando e perdem o prazo da votação", diz Anderson, que estima mais 120 mil votos na fase final da premiação.

Quando questionado sobre a inserção do novo formato de série introduzido pela Netflix, Anderson acha "seguro dizer que veremos cada vez mais delas em premiações". Comparando-as com as séries de TV paga e de horário nobre tradicional, ele diz que elas têm inúmeras vantagens se comparadas com os programas de TV aberta: "Não existem limitações, existe uma liberdade artística muito maior".

Para finalizar, perguntamos a Anderson quais são os requisitos para se juntar ao sindicato: conseguir um trabalho. "É bem difícil se introduzir no mercado, mas sempre que alguém consegue, essa pessoa se torna um membro."

Acompanhe a nossa cobertura do SAG Awards 2014 ao vivo! A premiação acontece em 18 de janeiro e será transmitida simultanemante no Brasil pela TNT às 23h.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.