Atores em movimento grevista

Créditos da imagem: Mario Tama (Getty Images via AFP)

Filmes

Notícia

SAG aprova novo contrato e encerra oficialmente greve de atores de Hollywood

Novos termos receberam 78% de aprovação entre os membros do sindicato dos atores

Omelete
2 min de leitura
06.12.2023, às 11H29
ATUALIZADA EM 06.12.2023, ÀS 12H14
ATUALIZADA EM 06.12.2023, ÀS 12H14

Agora é oficial: os membros do SAG-AFTRA (Sindicato dos Atores de Hollywood) votaram para ratificar o novo contrato de trabalho, encerrando oficialmente a maior batalha trabalhista da história de Hollywood. O contrato recebeu 78% de aprovação pelos membros do sindicato.

A greve, vale ressaltar, foi suspensa no último dia 8 de novembro, quando o comitê de negociação do SAG chegou a um acordo provisório com os representantes da AMPTP (Associação de Produtores de Cinema e Televisão). Os termos, no entanto, ainda precisavam ser votados e aprovados --o que aconteceu na última terça-feira (5). Caso o novo contrato não tivesse sido aprovado, a greve entraria em vigência novamente.

"Esse contrato é uma vitória enorme para os trabalhadores da atuação, e marca o nascimento de uma nova era para a indústria", declarou a presidente do SAG-AFTRA, Fran Drescher.

"As companhias da AMPTP parabenizam o SAG-AFTRA pela ratificação do novo contrato, que representa um ganho histórico e proteção para os atores", afirmou um comunicado dos produtores. "Com essa votação, a indústria e os trabalhos que ela apoia poderão retornar com força total."

Entre outros termos, o novo contrato aprovou um aumento de 7% na maioria dos salários mínimos da categoria. Em um dos tópicos mais polêmicos da negociação, o uso da inteligência artificial, fica proibida a criação de "réplicas digitais" dos intérpretes pelos estúdios, exceto se paga ou com aprovação do indivíduo.

*************

Faça parte da nossa comunidade: Temos bastidores no Canal do WhatsApp, entre no debate no Telegram e acompanhe a gente também no YouTube (youtube.com/omeleteve)

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.