Roland Emmerich diz que fará Fundação à maneira Avatar
Versão mais recente do roteiro é esperada para este semana
Em janeiro do ano pasado a adaptação ao cinema de Fundação (Foundation), trilogia literária de Isaac Asimov (1920-1992), agora nas mãos da Columbia Pictures, ganhou um novo diretor: Roland Emmerich (10.000 a.C, 2012). Agora o alemão volta a falar do projeto.
À MTV, Emmerich disse que quer aproveitar os recursos de Avatar: "A tecnologia deles se aplica a Fundação. Tem que ser feito em computação gráfica porque eu não saberia filmar esse negócio com cenários reais". Questionado se isso significa que a potencial trilogia será feita em 3-D com capturas de movimento, o diretor disse que sim.
"Provavelmente todos os grandes filmes agora serão feitos em 3-D. Não dá pra evitar. Estive no set de Avatar e vi como aquilo funcionava. Realmente é a maneira do futuro de fazer filmes", emendou.
Segundo Emmerich, o roteiro mais recente de Robert Rodat (O Resgate do Soldado Ryan, O Patriota) será entregue ainda nesta semana. Ainda não há cronograma de produção, porém.
Ambientada milênios no futuro, Fundação narra a história de Hari Seldon, um estudioso que inventa uma nova técnica de análise preditiva intitulada "psico-história". A ciência consiste em predizer matematicamente as ações futuras de um grande número de pessoas. Assim, Seldon descobre que a atual forma de governo galáctico vai entrar em colapso em mil anos, mergulhando a humanidade numa era de trevas, na qual todo o conhecimento seria perdido e o homem voltaria à barbárie, levando outros 40 mil anos para que recuperasse a civilização.
Entretanto, se uma intervenção fosse realizada no momento certo, esse período de recuperação poderia ser reduzido drasticamente para apenas mil anos. Ele começa então a criação de uma enciclopédia, a Enciclopédia Galática, que conteria todos os conhecimentos da raça humana, reunidos em um só lugar, para facilitar a retomada da civilização. Tal publicação de proporções absurdas seria desenvolvida e armazenada em duas Fundações, dispostas em extremos opostos da galáxia.
fundação