Foto de Hook, a Volta do Capitão Gancho

Créditos da imagem: Hook, a Volta do Capitão Gancho/Divulgação

Filmes

Lista

Robin Williams | 10 filmes marcantes da carreira

Ator fez desde Peter Pan até um robô que quer ser humano

Thiago Romariz e Camila Sousa
11.08.2019
15h21

11 de agosto de 2019 marca os cinco anos da morte de Robin Williams, um dos atores mais queridos de Hollywood. Sua morte deixou um legado de inúmeros filmes que fizeram história no cinema pelos papéis icônicos que o ator desempenhou.

Listamos alguns dos 10 maiores longas que Williams participou. Confira:

Bom Dia Vietnã

Foto de Bom Dia Vietnã
Bom Dia Vietnã/Divulgação

Se não é o melhor, esse é um dos mais marcantes papéis da vida de Robin Williams. Bom Dia Vietnã mostra o ator na pele de um irreverente DJ que serve ao exército americano e começa a mudar as coisas no acampamento em que está alojado, pois ele comanda a central de rádio do serviço militar

Hook - A Volta do Capitão Gancho

Foto de Hook - A Volta do Capitão Gancho
Hook - A Volta do Capitão Gancho/Divulgação

Ao lado de Dustin Hoffman e Steven Spielberg, Williams deu vida ao conto de Peter Pan. O ator interpreta o eterno menino da Terra do Nunca em sua versão mais velha, que não lembra do passado glorioso que tinha ao lado dos Meninos Perdidos.

Babá Quase Perfeita

Foto de Babá Quase Perfeita
Babá Quase Perfeita/Divulgação

A carreira de Robin Williams tem neste um de seus clássicos indiscutíveis. Uma Babá Quase Perfeita mostrou o poder da comédia e do drama da performance do ator na mesma medida. No filme ele interpreta Daniel Hillard, um sujeito que se veste de mulher para ficar mais perto dos filhos. Chris Columbus é o diretor.

Patch Adams - O Amor é Contagioso

Foto de Patch Adams - O Amor é Contagioso
Patch Adams - O Amor é Contagioso/Divulgação

O carisma de Robin Williams foi levado ao hospital na pele de Patch Adams - O Amor é Contagioso. Baseado em fatos, o filme mostra o nada ortodoxo método de tratamento do médico Patch Adams, que usava a alegria e o bem estar como forma de curar os pacientes.

Gênio Indomável

Foto de Gênio Indomável
Gênio Indomável/Divulgação

Ao lado de Matt Damon e Ben Affleck, Robin Williams protagonizou um dos filmes mais premiados de 1997. Gênio Indomável é dirigido por Gus Van Sant e tem Williams no papel do professor Sean Maguire, que vê no personagem de Damon um estudante rebelde e genial.

Sociedade dos Poetas Mortos

Foto de Sociedade dos Poetas Mortos
Sociedade dos Poetas Mortos/Divulgação

Para muitos, esse é o filme mais marcantes da carreira de Williams. Nele, o ator intepreta o professor John Keating, um sujeito que inspira seus alunos a viver de poesia e amor. "Carpe Diem", dizia Maguire. Certamente esse é um dos longas com o melhor discurso de encerramento da carreira dele.

Jumanji

Foto de Jumanji
Jumanji/Divulgação

A ação e os blockbusters também estão presentes na carreira de Williams. Jumanji, obra de Joe Johnston, mostra o ator no papel de Alan Parrish, um cara que se vê preso em um jogo cheio de monstros e bizarrices.

O Homem Bicentenário

Foto de O Homem Bicentenário
O Homem Bicentenário/Divulgação

Robin Williams personificou um robô em O Homem Bicentenário, filme de Chris Columbus, baseado no conto de Isaac Asimov. O ator vive um robô que de tanto conviver com humanos, começa a ter características inerentes a estes seres.

Insônia

Foto de Insônia
Insônia/Divulgação

A fase obscura da carreira de Robin pode ser comprovada pelo agoniante Insônia, de Christopher Nolan. Com Al Pacino, o filme conta a história de uma dupla de policiais que vai investigar uma homicídios em uma cidade onde o sol não se põe. Williams faz o vilão.

Jack

Foto de Jack
Jack/Divulgação

Em parceria com Francis Ford Coppola, Williams fez o filme Jack, que conta a história de um rapaz que tem uma doença que acelera seu metabolismo - com 14 anos, Jack tem o corpo de um quarentão. O jeito bobo e inocente de Williams na tela foi perfeito para o papel.