Icone Chippu

Alguém disse desconto? Com o Chippu você tem ofertas imperdíveis de streamings e Gift cards! Corre!

Aproveite as ofertas da Chippu Black!

Icone Conheça Chippu Ver ofertas
Icone Fechar
Filmes
Notícia

Robert Redord, ícone de Hollywood, morre aos 89 anos

Ator e diretor esteve em clássicos como Todos os Homens do Presidente e Butch Cassidy

Omelete
4 min de leitura
16.09.2025, às 10H13.
Atualizada em 16.09.2025, ÀS 10H56
Robert Redord, ícone de Hollywood, morre aos 89 anos

Créditos da imagem: Robert Redord, ícone de Hollywood, morre aos 89 anos

Robert Redford, o ator e diretor que se tornou um ícone de Hollywood através de clássicos como Butch Cassidy (1969) e Todos os Homens do Presidente (1976), morreu aos 89 anos. A notícia foi confirmada pela agente de Redford ao New York Times, citando que ele faleceu durante o sono, mas não especificando a causa.

Nascido em Santa Monica, na Califórnia (EUA), Redford começou sua carreira na virada dos anos 1950 para os anos 1960, primeiro em pequenos papéis na TV (Perry Mason, Cidade Nua, Alfred Hitchcock Apresenta, Além da Imaginação) e depois no teatro, onde se destacou em Descalços no Parque (1963), de Neil Simon.

Omelete Recomenda

O papel do advogado nova-iorquino reprimido, preso em um casamento comicamente problemático, também lhe apresentou para o grande público no cinema. Quando Descalços no Parque virou filme, em 1967, Redford reprisou o personagem ao lado de Jane Fonda como sua extrovertida esposa, Corie.

Paul Newman e Robert Redford em Butch Cassidy (Reprodução)
Paul Newman e Robert Redford em Butch Cassidy (Reprodução)

Clássicos e maiores sucessos

Dois anos depois, em 1969, viria Butch Cassidy. Ao lado de Paul Newman, Redford interpretou o bandido do Velho Oeste americano The Sundance Kid, transformando o filme em sucesso inesperado de bilheteria (foi a maior do seu ano nos EUA) e crítica (faturando quatro Oscar e outras três indicações).

Newman e Redford ainda repetiriam a dobradinha com Golpe de Mestre (1973), clássico dos filmes de assalto que replicou o sucesso de Butch Cassidy e levou ainda mais estatuetas do Oscar: foram sete, incluindo Melhor Filme, e também a primeira e única indicação de Redford como Melhor Ator.

A partir daí, Redford engatou uma sequência impressionante de projetos icônicos. Nosso Amor de Ontem (1973) o colocou num romance com Barbra StreisandO Grande Gatsby (1974) o transformou na própria encarnação do anti-herói de F. Scott Fitzgerald; e Três Dias do Condor (1975) se tornou referência no cinema de espionagem.

Em Todos os Homens do Presidente (1976), o ator viveu o jornalista Bob Woodward, parceiro de Carl Bernstein (Dustin Hoffman) na investigação de Watergate, que eventualmente levaria à renúncia do presidente Richard Nixon. O longa venceu mais quatro Oscar.

Robert Redford e Chris Evans em Capitão América: O Soldado Invernal (Reprodução)
Robert Redford e Chris Evans em Capitão América: O Soldado Invernal (Reprodução)

Mais papéis marcantes

Um Homem Fora de Série (1984) colocou Redford como um fenômeno do beisebol de meia-idade, marcando sua transição para papéis mais maduros. Logod epois, Entre Dois Amores (1985) trouxe Redford e Meryl Streep num romance ambientado na África, vencendo sete Oscar (incluindo Melhor Filme) pelo caminho.

Em Proposta Indecente (1991), o ator vive um milionário que abala a relação de um jovem casal (Woody HarrelsonDemi Moore) ao oferecer dinheiro por uma noite com a esposa. Já Jogo de Espiões (2001) o colocou ao lado de Brad Pitt, que muitos consideravam seu sucessor, em uma trama de espionagem intrincada.

Entre seus papéis mais recentes, destaque para a participação no MCU como o vilão Alexander Pierce, em Capitão América: O Soldado Invernal (2014) e Vingadores: Ultimato (2019). Redford também enfrentou o mar sozinho em Até o Fim (2013), atuou no remake live-action de Meu Amigo o Dragão (2016) para a Disney, e se reuniu com Jane Fonda no romance Nossas Noites (2017).

Cena de Gente Como a Gente (Reprodução)
Cena de Gente Como a Gente (Reprodução)

Redford na direção

No auge de seu prestígio e sucesso, o ícone hollywoodiano estreou como diretor em Gente Como a Gente (1980), um drama familiar estrelado por Mary Tyler Moore (então conhecida apenas como atriz cômica de TV) que lhe rendeu o Oscar de melhor direção.

Ele assinaria outros oito longa-metragens no decorrer da carreira, incluindo Quiz Show - A Verdade nos Bastidores (1994), que lhe rendeu outra indicação ao prêmio da Academia, O Encantador de Cavalos (1998), Leões e Cordeiros (2007) e Sem Proteção (2012), que seria seu último projeto na direção.

Festival de Sundance

Outro legado importante de Redford toma forma no Festival de Sundance, que ele mesmo fundou em 1978. Inicialmente um laboratório modesto para cineastas estreantes, Sundance se tornou um dos eventos mais importantes do calendário cinematográfico dos EUA, e uma casa acolhedora para produções independentes.

Filmes como Gosto de Sangue (1985, dos irmãos Coen), Sexo, Mentiras e Videotape (1989, de Steven Soderbergh), Cães de Aluguel (1992, de Quentin Tarantino), O Balconista (1994, de Kevin Smith), A Bruxa de Blair (1999), Donnie Darko (2001) e Jogos Mortais (2004) utilizaram o festival como trampolim, com o passar dos anos, para conseguir distribuição comercial dentro e fora dos EUA.

Recentemente, a organização do Festival de Sundance anunciou uma homenagem especial a Redford na sua edição 2026, que acontece entre 22 de janeiro e 1º de fevereiro do ano que vem

Redford deixa a esposa, Sibylle Szaggars, dois filhos e vários netos.

Comentários (0)

Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.

Sucesso

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.