Rio Fantastik Festival | Elogiados no exterior, Animal Cordial e Motorrad são destaque na mostra
Evento em Copacabana e Botafogo presta tributos a William Shatner e Zé do Caixão
Cercados de elogios em festivais internacionais, Motorrad, de Vicente Amorim, e O Animal Cordial, de Gabriela Amaral Almeida, integram a seleção de filmes nacionais de horror da mostra Rio Fantastik, que começa nesta segunda-feira (30). O evento, que se estende até o dia 8, acontece em solo carioca, nas telas do Cine Joia Copacabana (30/10 a 5/11) e do Estação Net Rio (de 2 a 8/11). Serão exibidos longas-metragens brasileiros, como O Despertar de Lilith, O Nó do Diabo, Terra e Luz e Lamparina da Aurora, todos disputando o troféu Cramulhão, que será entregue no domingo.
A abertura será hoje, às 19h30, com os curtas Enfim Sós e Pedaços. Na sequência, será exibido O Animal Cordial, que rendeu a Murilo Benício o prêmio de melhor ator no Festival do Rio.
Às 21h30, o Fantastik inicia uma retrospectiva em tributo ao eterno Capitão Kirk da franquia clássica de Star Trek, William Shatner. Dele serão exibidos episódios do seriado Além da Imaginação, como "Na Hora H" e "Pesadelo nas Alturas". Haverá ainda uma homenagem ao cineasta José Mojica Marins, o Zé do Caixão, com a exibição, neste domingo (5/11) no Cine Joia, de dois filmes inéditos: Coffin Joe's Heart of Darkness, codirigido por Marcelo Colaiacovo e Nilson Primitivo; e Sinistro Legado, rodado pela filha do cineasta Liz Marins.
A curadoria do evento foi feita por Carlos Primati, Raphael Camacho e Raphael Aguinaga, que agendaram o esperado Motorrad no dia 1º, às 19h15.