YouTube/Reprodução

Créditos da imagem: YouTube/Reprodução

Filmes

Notícia

Richard Donner, diretor de Superman e Máquina Mortífera, morre aos 91

Causa da morte não foi divulgada

Flávio Pinto
05.07.2021
16h53
Atualizada em
05.07.2021
19h27
Atualizada em 05.07.2021 às 19h27

O diretor e produtor Richard Donner, mais conhecido por dirigir o Superman original, Os Goonies e diversos filmes da série Máquina Mortífera, morreu hoje (5) aos 91 anos. Segundo a Variety, a morte de Dooner foi confirmada por sua esposa, a produtora Lauren Schuler Donner

O sócio de Donner também confirmou a morte do diretor para inúmeras publicações norte-americanas. No entanto, até o momento, a causa da morte ainda não foi divulgada. 

Nascido no Bronx, em Nova York, no início dos anos 30, Donner começou sua carreira na televisão com pequenas pontas em séries. Apoiado pelo amigo e diretor Martin Ritt (O Indomado e Norma Rae) — de quem viria a se tornar assistente —, Donner resolveu mirar seus esforços na carreira de diretor. 

Ele começou por trás das câmeras dirigindo episódios de algumas séries de televisão, como O Fugitivo, Combate, Agente 86O Agente da U.N.C.L.E.Gilligan's Island, Kojak, Os Contos da Cripta e Além da Imaginação.

A primeira grande oportunidade no cinema veio por meio do projeto X-15, em 1961, drama de aviação estrelado por Charles Bronson (Desejo de Matar) e Mary Tyler Moore (The Mary Tyler Moore Show). No entanto, foi apenas mais de uma década depois, em 1976, que o nome de Dooner passaria a ser conhecido graças ao filme A Profecia.

20th Century Studios/Divulgação
20th Century Studios/Divulgação

Logo em seguida, Donner acertaria a mão de novo, desta vez, dirigindo o primeiro Superman, clássico que ajudou também a eternizar o rosto de Christopher Reeve.

Na década seguinte, o diretor teve ainda mais sucesso dirigindo produções como o segundo episódio da saga Superman, dois títulos da franquia Máquina Mortífera, além de O Feitiço de Áquila e o clássico da Sessão da Tarde, Os Goonies

Seu último filme foi 16 Quadras. Lançado em 2006, a produção gira em torno de um policial com problemas com álcool vivido por Bruce Willis.

Já em 2008, Donner ganhou uma estrela na Calçada da Fama, localizada na alameda de número 6712, em uma cerimônia dupla, ao lado de sua esposa, que também foi homenageada com a honraria. 

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.