Filmes

Artigo

Quem é M. Night Shyamalan?

Quem é M. Night Shyamalan?

19.01.2001, às 00H00.
Atualizada em 14.11.2016, ÀS 01H07
Manoj Nelliyattu Shyamalan (pronucia-se SHAH-ma-lawn) nasceu em 6 de agosto de 1970, na Índia. Filho de médicos (cardiologista e obstreta), mudou-se para os Estados Unidos e cresceu na Filadélfia. Desde pequeno ele gostava de filmes. Aos oito anos ganhou sua primeira câmera, uma Super-8. Finalizou seu primeiro filme aos dez. Com 16 anos, Shyamalan somava 45 filmes em seu currículo.

Quando cursava o último ano de colégio, se formou com louvor e foi convidado para ingressar em várias faculdades. Foi nesta época que saiu sua cidadania americana (sem ela não conseguiria bolsas de estudos). Enquanto preenchia fichas de pedido de adesão às universidades, assinou pela primeira vez Night, um nome nativo americano que ele viu num texto e passou a adotar.

Seu pai queria muito que ele desse continuidade à tradição da família (além de seus pais, outros nove familiares são médicos). A paixão pelo cinema, no entanto, falou mais alto e o rapaz foi estudar na Escola de Artes da Universidade de Nova York.

Em 1992, seu último ano de faculdade, Night escreveu Praying with Anger, um filme semi-autobiográfico, sobre um estudante intercâmbista hindu que voltava para sua terra natal em busca do autoconhecimento. Produzido, dirigido, escrito e estrelado por ele mesmo, o filme ganhou o prêmio de melhor filme de estréia do Instituto de Filmes de Los Angeles, além de participar do Festival de Toronto.

Seu trabalho seguinte foi Olhos Abertos (Wide Awake). Segundo o próprio diretor e roteirista, estes foram os piores três anos de sua vida. Seu contrato com a Miramax, possibilitou que seu filme fosse rodado. Estavam no elenco Rosie ODonnell, Denis Leary e Dana Delaney. Os dias de gravação foram muito difíceis, ele perdeu várias pessoas da sua equipe e a edição demorou eternos 18 meses! Para piorar, Olhos Abertos recebeu críticas negativas e pouco retorno comercial.

Este foi o momento crucial na vida de Shyamalan. Ele decidiu que o tratamento que recebeu na Miramax (como cineasta de segunda linha) não se repetiria e que ele faria o melhor roteiro de todos tempos. Foi quando surgiu O Sexto Sentido! Enquanto escrevia o filme que estourou as bilheterias em 1999, Shyamalan fez também o roteiro de O Pequeno Stuart Little, uma adaptação de um conto infantil para o cinema.

A carta branca para filmar O Sexto Sentido trouxe à tona a verdade sobre o talento de Shyamalan. O filme arrecadou quase US$ 300 milhões nos Estados Unidos e mais de US$ 680 milhões ao redor do mundo. Além do sucesso comercial, as seis indicações ao Oscar (incluindo melhor diretor e filme) colocaram o nome M. Night Shyamalan entre as grandes apostas de Hollywood.

Fã confesso de Spielberg e Hitchcock, Shyamalan tem como principal característica deixar seus filmes cheios de suspense, com muita emoção e reviravoltas. Foi assim com O Sexto Sentido e Corpo Fechado (Unbreakable). É assim com Sinais (Signs) e A Vila (The Village). O que será que vem a seguir?

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.