Filmes

Entrevista

Esqui amador, pé congelado e improviso: os bastidores de Quatro Amigas Numa Fria

Comédia nacional é protagonizada por quatro atrizes mulheres

Omelete
4 min de leitura
Pedro Henrique Ribeiro
19.05.2022, às 19H12
ATUALIZADA EM 20.05.2022, ÀS 09H28
ATUALIZADA EM 20.05.2022, ÀS 09H28

A comédia nacional é especialista em trazer seus personagens em perrengues inusitados e também retratar problemas comuns do cotidiano brasileiro. Mas, em algumas vezes, o melhor fica para os bastidores. Apesar das inúmeras aventuras que as personagens de Fernanda Paes Leme, Maria Flor, Michele Machado e Priscila Assum tiveram no filme Quatro Amigas Numa Fria, as atrizes ainda passaram por coisas tão inacreditáveis quanto a ficção durante as gravações do longa, em Bariloche, na Argentina.

O filme acompanha quatro amigas de infância que viajam a Bariloche para a despedida de solteira de Dani (Maria Flor), esperando uma viagem tranquila e divertida. Ao chegarem na cidade argentina, as coisas não saem exatamente como elas planejaram. Entre chalés sem aquecedores, esquis e muita neve, a viagem se torna uma oportunidade para revelações do passado e mágoas do presente que alterarão para sempre o futuro das amigas.

Para gravar essa história, o quarteto conta que se divertiu muito. “Só a ideia de ir para Bariloche já era muito empolgante. Chegando lá, a gente viu que o vinho era muito barato. Compramos muitos vinhos queijos e todo dia a gente bebia e falava sobre as cenas”, conta Michele Machado. “Teve muita festinha no hotel. Tomamos muito chocolate quente e engordamos para caramba”, brinca Priscila. “Eu não cabia mais na calça de esqui [no final das filmagens]. A sorte que tinha o casaco grande por cima, por que eu já usava a calça de esqui com o botão aberto”, completa Maria Flor. 

O elenco teve que se equilibrar entre muitos altos e baixos — literalmente, no caso, dada a altura das montanhas de Bariloche. “A gente gravou no pico de uma montanha. Nunca imaginamos que subiríamos uma montanha porque precisávamos de uma autorização específica. Mas gravamos lá, com um vento de 80 km/h, e ficamos segurando uma na outra durante as cenas como se nada estivesse acontecendo”, revela Michele. 

Porém, apesar dos ventos fortes, do frio intenso e de todos os perrengues, as quatro ainda queriam esquiar no mar de neve. “Não tínhamos intimidade com esqui. A gente era muito ruim, mas queríamos aproveitar a oportunidade”, conta Maria Flor. “A produção ficou preocupada que poderíamos nos machucar, então só deixaram a gente esquiar com as crianças. Aí liberaram a pista e tinha crianças de sete anos arrasando e nós quatro horrendas, sem conseguir sair do lugar”.

Ninguém se machucou esquiando, mas o pé de Fernanda “congelou” durante as filmagens e a equipe teve que usar um secador de cabelo para aquecer os dedinhos da atriz, que não se mexiam mais.

Protagonismo feminino e diversidade

Dois dos pontos mais fortes de Quatro Amigas Numa Fria são a relação entre as personagens e o fato de quatro mulheres protagonizarem uma história sobre si mesmas. Apesar dos problemas de cada uma com ex e atuais, todo o debate e resolução são sobre elas. Para Fernanda, a personagem dela teve participação nessa construção. “A Karen tem muitos momentos em que coloca luz nas outras protagonistas, mas também tem os momentos dela, como o objetivo dela em Bariloche. Então, ela faz com que todas vivam suas histórias para ela também ir atrás da história dela”.

Apesar disso, a trama original era bem diferente da exibida nas telonas. O roteiro original, de 2017, contava a história de amigos homens em uma viagem de farra e não tinha nada a ver com a experiência feminina do filme. A trama foi alterada quando o roteirista Paulo Cursino assumiu o filme e convidou a também roteirista Taísa Lima para o projeto. “Eu disse: ‘a gente está em 2017, no auge do [movimento] me too, vocês querem mesmo fazer um filme sobre quatro homens viajando para a bagunça?’. Então eu trouxe a ideia de contar a história de mulheres”, diz Cursino. O diretor Roberto Santucci completa: “a gente costuma trabalhar com quem a gente gosta. Fazer filmes só com homens ou só com mulheres nunca foi nossa ideia, mas hoje a gente precisa expandir as visões e os lugares de fala”.

Quatro Amigas Numa Fria conta ainda com a participação de Marcos Veras e Babu Santana e já está em cartaz aos cinemas brasileiros.

O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).

Acompanhe a gente também no YouTube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.

Conteúdo Patrocinado

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.