Deezer: 1 mês grátis + 20% OFF

Icone Conheça Chippu
Icone Fechar
Filmes
Artigo

PUBLI: Os bastidores de uma superprodução na Hungria, novo lar dos blockbusters

O Omelete foi até o Leste Europeu para acompanhar de perto os bastidores da nova campanha da Spaten

Omelete
5 min de leitura
BA
18.05.2023, às 12H50.
Atualizada em 25.05.2023, ÀS 11H14

Um cavaleiro misterioso entra em uma vila que remete a tempos medievais. Do alto de seu cavalo, ele percorre as vielas até chegar a uma taverna, onde se depara com objetos até então desconhecidos para ele: várias motos estilosas. Ao adentrar no recinto, mais uma surpresa. Lá estão reunidas figuras de todo tipo, com trajes estranhos para ele. Para nós, porém, eles não são tão estranhos assim; e logo é possível identificar guerreiros vikings poderosos, ciganas misteriosas e piratas que poderiam ter acabado de desembarcar em terra firme, entre outras tantas personas interessantes.

Em tempos em que o multiverso está em alta nas telonas – e chegou até o Oscar, com o sucesso Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo –, seria até esperado que este fosse o início de um novo filme ou de uma série inédita. Mas, na verdade, esta é a premissa de uma superprodução um tanto diferente… a do novo comercial da cerveja Spaten, que quis criar um verdadeiro “multiverso da força” para traduzir o seu novo conceito, “o estilo Spaten de ser forte”.

Omelete Recomenda

A ideia, como explica ao Omelete Joice Carvalho, Head de Marketing da Spaten, era mostrar não só a força da cerveja, mas também sua história. “Junto com a nossa agência parceira, GUT, chegamos neste conceito assinatura: O Estilo Spaten de Ser Forte, que destaca a força de Spaten como algo a mais: é a força do líquido, mas também é a que atravessou a história, a para celebrar momentos especiais, capaz de unir as maiores forças da história para um momento épico”.

O Omelete acompanhou as gravações dessa campanha de pertinho, direto do Leste Europeu, e te conta tudo sobre os bastidores dela a seguir. Confira no topo da página o vídeo da campanha.

Uma superprodução brasileira na Hungria

A campanha da cerveja Spaten foi gravada em um lugar que pode ser familiar para muitos fãs de séries: a vila de Göböljárás, um lugar a cerca de trinta minutos de carro de Budapeste, capital da Hungria. Ela é conhecida, principalmente, pela cidade cenográfica construída para a série The Last Kingdom, que teve cinco temporadas e, recentemente, concluiu sua história com um filme, Seven Kings Must Die.

O set, impressionante, conta com uma grande variedade de espaços: há casas, muros imponentes, um pequeno castelo e, claro, uma taverna – que serviu de ponto de encontro para os personagens citados no início deste texto. A ambientação do lugar, bem como a expertise húngara na produção cinematográfica, foram pontos a favor de levar a produção da Spaten para fora do Brasil e fazer um trabalho com uma equipe multinacional, que se comunicava em português, inglês e húngaro.

Set de The Last Kingdom foi usado para gravações de nova campanha da Spaten

Beatriz Amendola/Omelete

A gente escolheu vir para Budapeste justamente para a gente aproveitar as coisas que tinham aqui”, conta o diretor Vellas, também conhecido por seus trabalhos em Arcanjo Renegado, do Globoplay, e na vindoura terceira temporada de Dom, do Prime Video. “Tínhamos a opção de fazer no Brasil, produzir todas as caracterizações lá, mas isso ia ser muito complexo, então acabamos trazendo para cá, porque eles já têm esse costume de fazer filme aqui. Muita coisa da direção de arte já está mais na mão, e os atores também. Filmamos vários figurantes que já estão habituados a fazer [o ofício], já sabem como se posicionar”.

A Hungria como um todo, vale notar, se tornou um polo para grandes produções nos últimos anos, devido ao combo de benefícios fiscais, custos vantajosos e paisagens marcantes. O país assim virou lar de blockbusters como Duna e Blade Runner 2049, e séries como The Witcher e Sombra e Ossos. Não à toa, a hairstylist responsável pelos cabelos da campanha da Spaten, Krisztina Fehér, trabalhou tanto no novo Blade Runner quanto na saga de fantasia baseada nos livros de Leigh Bardugo.

Caracterização dos cabelos dos figurantes foi feita por Krisztina Fehér, que trabalhou em Blade Runner 2049

Beatriz Amendola/Omelete

E, claro, a ideia da superprodução foi abraçada também pela marca. “Spaten é uma marca premium, que tem uma bagagem histórica enorme, e a gente queria mostrar isso pras pessoas não só através DO QUE contamos, mas sim COMO contamos”, nota Carvalho. “Sempre foi um desejo conseguir entregar algo que fosse à altura da marca, mas também diferente do que estamos acostumados a ver na publicidade tradicional, para realmente chamar a atenção das pessoas.

Multiverso da cultura pop

Para a propaganda, Vellas e o time de produção não se prenderam a títulos específicos da cultura pop, mas foram ajudados por uma pesquisa que mapeou figuras que já estavam no imaginário do público – caso dos vikings e dos lutadores asiáticos, por exemplo.

A gente pegou essas referências e foi fazer um grande caldo”, explica o cineasta. “Tínhamos receio de como seria juntar todo mundo no mesmo ambiente, para não parecer uma festa em que um monte de gente se juntou. Então eles [os personagens] parecerem meio brutos, que ninguém é amiguinho um do outro, foi uma construção que a gente fez”.

O diretor Vellas comandou as gravações da campanha da Spaten

Beatriz Amendola/Omelete

Para Carvalho, essa conexão da propaganda com a cultura pop é um diferencial e tanto, especialmente em tempos em que há tanta competição pela atenção do consumidor. “Acreditamos que boa propaganda é sempre entretenimento. A publicidade é uma 'intrusa', é algo que aparece entre o público e o conteúdo que ele quer consumir, por isso, a publicidade deve buscar ser também um conteúdo que o público se interessa. É a batalha contra o scroll, o controle remoto, o 'Skip Ad'. E quanto mais a gente mergulha na cultura pop, no que as pessoas gostam de assistir e interagir, mais chances a gente tem de se integrar nesse universo de uma forma natural.

Agora, a expectativa é de que a campanha possa chegar inclusive a outros públicos. “Quando a gente criou toda essa atmosfera cinematográfica na nossa campanha, trouxemos o Vellas, a Krisztina, e fomos para a Hungria produzir tudo isso, chegamos em um público que não está acostumado a ver campanhas de Spaten, indo além do que uma campanha comum seria capaz”.

#Publicidade
#BebaComModeração

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.