Preview: O que vem por aí em FEVEREIRO
Rambo, Elizabeth, Persépolis, Juno, novos de Cronenberg e Michael Moore...
O enorme sucesso que fez o nosso Preview 2008 nos levou a criar esta miniprévia, um calendário de lançamentos para fevereiro. Se o seu interesse continuar, continuaremos a idéia, trazendo todo início de mês o que vai ser lançado nas próximas semanas - com eventuais atalizações no meio do caminho. Vamos, então, ao que está programado (e sujeito a mudanças por parte das empresas distribuidoras e exibidoras):
8 de fevereiro
Juno
O Orfanato
Rambo
Os Indomáveis
There Will Be Blood
Cloverfield - Monstro (Paramount)
Ação / Ficção científica
A trama do filme acompanha a despedida de Rob (Michael Stahl-David), que está indo para o Japão, a terra dos monstros gigantes. Ironicamente, a metrópole que está para ser arrasada por um ser ensandecido é Nova York - e a festa de Rob vira uma noite de terror. O filme é inteiramente rodado com câmeras digitais caseiras, como se fossem a perspectiva da população. O roteiro é de Drew Godard (Lost, Alias, Buffy) e a direção de Matt Reeves. A produção é da Bad Robot de J.J. Abrams.
(Cloverfield) EUA , 2008. Direção: Matt Reeves. Elenco: Lizzy Caplan, Jessica Lucas, T.J. Miller, Michael Stahl-David, Mike Vogel, Odette Yustman. Duração: 85 min.
Leia o Da Frigideira
Veja vídeos e fotos
Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet (Warner Bros)
Musical / Terror
Adaptação para o cinema do musical de Stephen Sondheim. Na trama, Johnny Depp interpreta o barbeiro Benjamin Barker, que, depois de ser injustamente expulso de Londres e ver esposa e filha caírem em desgraça, retorna adotando o pseudônimo de Sweeney Todd para consumar sua vingança. Ao lado da quituteira Mrs. Lovett (Helena Bonham Carter), o vingador usa a cadeira do barbeiro para assassinar seus clientes, enquanto ela pega os restos mortais para assar tortas que viram a sensação de Londres.
(Sweeney Todd: The Demoniac Barber of Fleet Street) EUA, 2007. Direção: Tim Burton. Elenco: Johnny Depp, Helena Bonham Carter, Alan Rickman, Sacha Baron Cohen. Duração: 116 min.
15 de fevereiro
Sangue Negro (BVI)
Drama
O roteiro do filme é livremente inspirado no romance Oil!, escrito em 1927 por Upton Sinclair (1878-1968), e mostra o negócio da perfuração de poços no sul da Califórnia como uma nova corrida pelo ouro. Daniel Day-Lewis interpreta um prospector - aquele profissional que conhece e indica terrenos metalíferos - que compra os direitos de extração do rancho de uma família e acaba encontrando lá uma arca do tesouro na forma de petróleo.
(There Will Be Blood) EUA, 2007. Direção: Paul Thomas Anderson. Elenco: Daniel Day-Lewis, Paul Dano, Kevin J. O'Connor, Ciaran Hinds, Dillon Freasier. Duração: 158 min.
Os Indomáveis (Focus Filmes)
Western
O faroeste conta a história de um rancheiro modesto, Dan Evans (Christian Bale), que captura o temerário fora-da-lei Ben Wade (Russell Crowe) e é convencido a levar o prisioneiro a uma cidade vizinha, onde passa o tal trem das 3:10 até Yuma, onde Wade pode ser encarcerado. O problema é que todo o bando dele já está atrás de Evans, e uma pequena guerra pode começar.
(3:10 to Yuma) EUA, 2007. Direção: James Mangold. Elenco: Russell Crowe, Christian Bale, Logan Lerman, Dallas Roberts, Ben Foster, Peter Fonda. Duração: 122 min.
Confira clipes e fotos do filme
Elizabeth - A Era de Ouro (Paramount)
Drama
Cate Blanchett interpreta novamente a rainha inglesa, papel que lhe valeu uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz em 1998 e repete a dose agora, novamente indicada ao prêmio; Clive Owen vive Sir Walter Raleigh, figura central dos boatos a respeito da vida afetiva de Elizabeth I; e Geoffrey Rush retorna ao papel que interpretou no orginal, Sir Francis Walsingham, o manipulador que arquitetou a campanha da rainha para consolidar seu poder e se estabelecer como a regente inglesa. A Rainha Mary da Escócia é interpretada por Samantha Morton. A nova história mostrará os desvarios da rainha em sua Era de Ouro.
(Elizabeth - The Golden Age) Reino Unido, França, Alemanha, 2007. Direção: Shekhar Kapur. Elenco: Cate Blanchett, Jordi Mollà, Aimee King, Geoffrey Rush, Clive Owen. Duração: 114 min.
Veja clipes
Vestida Para Casar (Fox)
Em Vestida para Casar, Jane (Katerine Heigl) é chamada para ser madrinha de 27 casamentos e acaba se tornando especialista em organização de festas, lista de presentes, etc... Sua vez como noiva parece não chegar nunca, e suas esperanças parecem desaparecer totalmente quando o homem dos seus sonhos decide se casar com sua própria irmã. Porém, estas festas podem lhe trazer uma agradável surpresa...
(27 Dresses) EUA, 2008. Direção: Aline Brosh MacKenna. Elenco: Katherine Heigl, Malin Akerman, Ed Burns e James Marsden. Duração: 107 min.
A Era da Inocência (Video Filmes)
Drama
Em seus sonhos, Jean-Marc LeBlanc (Marc Labrèche) é um cavaleiro valente, uma estrela dos palcos, um artista que vive com mulheres aos seus pés - e em sua cama. Na vida real, é um sujeito muito diferente. Cidadão comum, seu trabalho é ouvir pacientemente pessoas que chegam a seu departamento procurando ajuda. Em casa, sua mulher está muito ocupada para prestar atenção nele e seus filhos adolescentes não lhe dão a mínima. A tentação de seguir vivendo em sua terra de sonhos é muito grande, mas Jean-Marc decide dar uma última chance ao mundo real.
(L'Âge des Ténèbres) Canadá, 2006. Direção: Denys Arcand. Elenco: Marc Labrèche, Diane Kruger, Sylvie Léonard, Caroline Néron, Rufus Wainwright. Duração: 104 min.
A morte de George W. Bush (Downtown)
Drama
Um desconhecido assassina George W. Bush. O crime acontece em outubro de 2007, logo depois que Bush discursa para o empresariado de Chicago. E agora, todos os que estavam protestanto do lado de fora do evento passam a ser suspeitos.
(Death of a President) Inglaterra, 2006. Direção: Gabriel Range. Elenco: George W. Bush, Becky Ann Baker, Michael Reilly Burke, Hend Ayoub, Brian Boland, Robert Mangiardi, Jay Patterson, James Urbaniak, Neko Parham, Seena Jon, Christian Stolte, Tony Dale. Duração: 90 min.
O Som do Coração (Europa Filmes)
Drama / Romance
Evan, garoto criado em um orfanato, possui um dom musical impressionante. Ele é o fruto do encontro apaixonado da violoncelista Lyla e do roqueiro Louis, que foram tragicamente separados pelo pai de Lyla. Cada um seguiu seu caminho, sem saber que Evan estava vivo, e com a única certeza de que haviam sido feitos um para o outro. Evan, em seu coração, nunca perdeu a esperança de encontrar seus pais. Em sua incrível busca, ele foge para Nova York, onde recebe a ajuda do "Mago", um empresário de rua. Uma história comovente, sobre a magia da música e o poder do amor.
(Augusto Rush) EUA, 2007. Direção: Kirsten Sheridan. Elenco: Robin Williams, Freddie Highmore, Keri Russell, Jonathan Rhys Meyer, Terrence Howard. Duração: 113 min.
Zona do Crime (Dreamland)
Suspense
O filme conta a história de um condomínio fechado na Cidade do México que é invadido por criminosos. Os moradores do condomínio decidem fazer justiça sem as autoridades policiais, mas a polícia não demora em chegar à zona do crime.
(La Zona) México, 2007. Direção: Rodrigo Plá. Elenco: Daniel Giménez Cacho, Maribel Verdú, Daniel Tovar, Carlos Bardem, Marina de Tavira. Duração: 97 min.
Velocidade Sem Limites (Playarte - exclusivo no norte/nordeste)
Ação
Ambição, sedução e poder. É este o mundo no qual Natasha Martin, uma fanática por automobilismo e vocalista de uma das mais promissoras bandas da Costa Oeste, vai se envolver ao pisar fundo em uma competição de corridas ilegais com alguns dos carros mais caros do planeta, organizada apenas para o prazer de um bando de milionários entediados. Os duelos automobilísticos prometem ficar ainda mais apimentados com o obscuro envolvimento da Máfia e seus milhões de dólares.
(Redline) EUA, 2007. Direção: Andy Cheng. Elenco: Nathan Philips , Angus Macfayden , Eddie Griffin , Tim Matheson , Nadia Bjorlin. Duração: 95 min.
O Signo da Cidade (Europa Filmes, somente no Rio de Janeiro)
Drama - 16 ANOS
No programa noturno de rádio em que atende ouvintes anônimos, a astróloga Teca se vê entre os anseios dos outros e seus próprios problemas. Aos poucos, o destino enreda a todos numa única teia. Na luta para romper o isolamento e achar o rumo da redenção, eles vão descobrir o poder transformador da solidariedade.
Brasil, 2008. Carlos Alberto Riccelli. Elenco: Bruna Lombardi, Malvino Salvador e Juca de Oliveira. Duração: 95 min
Crítica e trailer
No calor do Verão (Estação - Somente no Rio de Janeiro)
Drama
A chegada de Blaise (Denis Lavant), novo e rude funcionário em um tranqüilo acampamento, durante as férias de verão, muda a rotina do local. Ele vira alvo do jogo de sedução de Camille (Isild Le Besco), jovem freqüentadora habitual do acampamento. No entanto, as conseqüências desse romance fogem do controle dos personagens.
(Camping Sauvage) França, 2005. Direção: Christophe Ali e Nicolas Bonilauri. Elenco: Denis Lavant, Isild Le Besco, Pascal Bongard. Duração: 79 min.
22 de fevereiro
Juno (Paris)
Drama / Comédia
Juno McGuff (Ellen Page) é uma adolescente esperta que engravida depois de uma única relação com o seu melhor amigo (Michael Cera). Ela decide ter o bebê - e isso inclui crescer com todas as estranhezas de conviver com o casal que adotará a criança. Jennifer Garner e Jason Bateman interpretam o tal casal.
(Juno) EUA, 2007. Direção: Jason Reitman. Elenco: Ellen Page, Michael Cera, Jennifer Garner, Jason Bateman, Allison Janney. Duração: 96 min.
Persépolis (Europa)
Animação / Drama
Da infância à vida adulta, as descobertas de uma garota iraniana louca por Rock and Roll e cinema, e o desenvolvimento de sua arte contra o regime Islâmico.
(Persepolis) França, 2007. Direção: Marjane Satrapi, Vincent Paronnaud. Elenco: Chiara Mastroianni, Catherine Deneuve, Danielle Darrieux, Simon Abkarian, Gabrielle Lopes, François Jerosme. Duração: 95 min.
Assista a 12 clipes
Senhores do Crime (Playarte)
Drama
A trama deste thriller é centrada na história da parteira Ana (Naomi Watts), que trabalha em um hospital em Londres e acaba testemunhando a morte de uma jovem garota durante o parto na noite de Natal. Ana acaba decidindo descobrir mais sobre sua identidade e sua família, para quem quer dar a triste notícia pessoalmente. No entanto, a busca acaba colocando-a em perigo quando ela se depara com o lucrativo negócio do tráfico de sexo, comandado por uma organização criminosa da Rússia. Não demora até que o caminho de Ana se cruze com o de Nickolai (Viggo Mortensen), um homem violento e misterioso e que acaba revelando ser muito mais do que aparenta.
(Eastern Promises) EUA 2007. Direção: David Cronenberg. Elenco: Naomi Watts , Viggo Mortensen , Vincent Cassel. Duração: 100 min.
Assista aos clipes do filme
Na Natureza Selvagem (Paramount)
Drama
Dirigido por Sean Penn, o filme e se baseia no livro homônimo escrito por Jon Krakauer. A trama se inspira em um evento real, a história de Christopher McCandless (Emile Hirsch), um jovem recém-formado no colegial que abandonou tudo no início dos anos 1990 para viver no Alasca, junto à natureza.
(Into the Wild) EUA, 2007. Direção: Sean Penn. Elenco: Emile Hirsch, Marcia Gay Harden, William Hurt, Jena Malone, Brian Dierker, Catherine Keener, Vince Vaughn. Duração: 140 min.
Antes de Partir (WB)
Drama
Carter Chambers (Morgan Freeman) é um professor de Filosofia que sugere aos seus estudantes que eles escrevam uma coleção de tudo o que eles queriam fazer, ver e experimentar na vida antes de partir. Enquanto isso, o milionário executivo Edward Cole (Jack Nicholson) nunca viu uma lista que não tivesse prioridades. Ele estava sempre ocupado demais fazendo dinheiro. Então, a vida lhes traz uma urgente e inesperada notícia e apesar de todas as diferenças óbvias entre eles, havia pelo menos duas coisas muito importantes que eles tinham em comum: uma necessidade insatisfeita de acertar as contas com quem eles eram, e um desejo urgente de gastar o tempo que lhes restava fazendo tudo o que eles sempre quiseram fazer.
(The Bucket List) EUA, 2007. Direção: Rob Reiner. Elenco: Jack Nicholson, Morgan Freeman, Sean Hayes, Rob Morrow, Beverly Todd. Duração: 97 min.
XXY (Imovision)
Alex, um adolescente de 15 anos, carrega um pesado segredo - possui características sexuais de ambos os sexos. Pouco depois de seu nascimento, seus pais decidem sair de Buenos Aires para a costa uruguaia, numa casa perdida entre as dunas. Ali, recebem a visita de um casal de amigos acompanhado de seu filho de 16 anos, Álvaro. O pai, especialista em cirurgia estética, aceitou o convite motivado pelo interesse clínico que tem em Alex. No entanto, nasce uma atração incontrolável entre os dois meninos, que os obrigará a enfrentar seus medos...
(XXY) Argentina / Espanha / França, 2007. Direção: Lucía Puenzo. Elenco: Ricardo Darín, Valeria Bertuccelli, Germán Palacios, Carolina Pelleritti, Martín Piroyansky. Duração: 86 min . Duração: 86 min.
Orfanato (Imovision)
Suspense
Na história, escrito pelo espanhol Sergio Sanchez, Laura (Belen Rueda) assume o orfanato do título, onde passou a sua infância. O problema começa quando seu filho adotivo descobre meia-dúzia de amiguinhos imaginários....
(El Orfanato) Espanha , 2007. Direção: Juan Antonio Bayona. Elenco: Belén Rueda, Roger Príncep, Fernando Cayo, Mabel Rivera, Montserrat Carulla, Geraldine Chaplin, Edgar Vivar. Duração: 100 min
Leia a crítica
Veja clipes
Maldita Sorte (Sony)
Comédia
Jessica Alba vive uma atrapalhada adestradora de pingüins que pode ser a única chance de Charlie (Dane Cook). O sujeito é vítima de uma maldição adquirida quando ele se recusou a beijar uma gótica quando mais jovem - agora, sempre que ele faz sexo com uma garota ela automaticamente se apaixona e se casa com outro. Charlie não quer que a personagem de Alba o deixe, então tentará a todo custo resistir à tentação de dormir com ela.
(Good Luck Chuck) EUA, 2007. Direção: Mark Helfrich. Elenco: Dane Cook, Jessica Alba, Dan Fogler. Duração: 96 min. `
29 de fevereiro
Rambo IV (Flashstar)
Ação
John Rambo (Sylvester Stallone) se recolheu no norte da Tailândia, onde pilota um barco no rio Salween. Na fronteira com a Birmânia (Mianmar), a mais longa guerra civil acontece entre birmaneses e a tribo karen, um conflito de quase 60 anos. Mas Rambo tem uma vida simples e solitária nas montanhas e selvas e há muito tempo desistiu de lutar. Até que um grupo de missionários de direitos humanos o procura pedindo sua ajuda. O grupo logo é capturado, e um pastor contrata mercenários para resgatá-los. Rambo reluta em se envolver em conflitos violentos. Suas feridas cicatrizaram, mas ainda estão visíveis. No entanto, o guerreiro solitário sabe o que deve fazer e concorda em levar os mercenários rio acima, até a zona de guerra, onde viverá mais uma descida ao inferno.
(Rambo) EUA, 2008. Direção: Sylvester Stallone. Elenco: Sylvester Stallone, Julie Benz, Matthew Marsden, Graham McTavish, Reynaldo Gallegos. Duração: 91 min.
Jogos de Poder (Paramount)
Drama
Com direção de Mike Nichols, o filme é uma adaptação do romance escrito por George Crile. O livro fala do envolvimento do congressista texano Charlie Wilson com a CIA e o treinamento militar de rebeldes no Afeganistão para lutar contra a ocupação soviética. Um desses alunos de Wilson atendia pelo nome de Osama Bin Laden.
(Charlie Wilson's War) EUA, 2007. Direção: Mike Nichols. Elenco: Tom Hanks, Julia Roberts, Philip Seymour Hoffman, Amy Adams, Ned Beatty, Emily Blunt, Shiri Appleby, Om Puri, Ken Stott, Denis O'Hare, Rachel Nichols. Duração: 97 min.
Assista a seis clipes e veja fotos
Sicko - $.O.$. Saúde (Europa)
Documentário
O novo filme de Michael Moore denuncia a máfia da indústria farmacêutica, dos planos de saúde e do sistema de assistência médica nos Estados Unidos.
(Sicko) EUA, 2007. Direção: Michael Moore. Elenco: Michael Moore. Duração: 123 min.
Polaróides Urbanas (BVI)
Comédia
Uma jovem em conflito com a mãe, uma terapeuta que não consegue resolver seus próprios problemas, uma dona de casa de classe média que desaprendeu a sonhar, uma atriz consagrada com uma carreira em declínio e uma mulher que, sem querer, foi escolhida como mãe da filha de sua patroa. E todas rodeadas de situações próprias - e nada fáceis - com seus maridos, namorados e amigos.
(Polaróides Urbanas) Brasil, 2008. Direção: Miguel Falabella. Elenco: Marília Pêra, Arlete Salles, Marcos Caruso, Natália do Vale, Neusa Borges. Duração: A definir.
Hannah Montana 3D (BVI)
Musical / Show
O registro em 3-D da turnê musical da menina superpopular Hannah Montana passou por 54 cidades e agora chega aos cinemas.
(Hannah Montana & Miley Cyrus: Best of Both Worlds Concert Tour) EUA, 2008, Direção: Bruce Hendricks. Elenco: Miley Cyrus. Duração: A definir.