6 grandes presidentes (fictícios) dos EUA em filmes e séries

Filmes

Lista

6 grandes presidentes (fictícios) dos EUA em filmes e séries

Em clima de eleição, relembre produções americanas que retrataram ótimos líderes

Julia Sabbaga
07.11.2020
18h13
Atualizada em
07.11.2020
19h00
Atualizada em 07.11.2020 às 19h00

Se tem uma coisa que os EUA gosta é celebrar a sua própria história e política, e isso certamente está refletido nas narrativas que eles levam às telas. Através dos anos, o cinema americano retratou presidentes reais e fictícios nas produções de diversos jeitos, mas de modo geral, eles são líderes incríveis que adoramos assistir superando adversidades. 

Em clima de eleição nos Estados Unidos - e em um dia em que Hollywood parou para reagir à vitória de Joe Biden para a presidência - relembramos abaixo seis ótimos presidentes fictícios do cinema e da TV, que poderiam servir de inspiração para quem quer que seja:

Presidente David Palmer (24 Horas)

Por causa do formato da série 24 Horas - que se passa em tempo real e mostra um dia por temporada - vimos pouco menos de cinco dias na presidência de David Palmer, vivido por Dennis Haysbert. Mas como um dos grandes protagonistas da produção, o líder teve que fazer escolhas difíceis desde a primeira temporada - quando era apenas um senador - mas cada vez mais, já que no 2º ano ele já havia sido eleito presidente dos EUA. 

Tendo estreado em 2001, 24 Horas é frequentemente relembrando por sua influência na cultura americana, e especificamente pelo personagem de Haysbert. Algumas teorias apontam que Palmer influenciou a eleição de Barack Obama à presidência, um fenômeno já batizado de "Efeito Palmer". 

Presidente Merkin Muffley (Dr. Fantástico)

O Presidente Merkin Muffley (um dos três personagens interpretados por Peter Sellers) de Dr. Fantástico não é exatamente um líder exemplar, já que visivelmente tem pouca influência ao lado de seus conselheiros de guerra, mas pelo menos ele passa um filme inteiro tentando evitar uma guerra nuclear. 

Apesar de pouco firme, Muffley tenta diversas vezes amenizar as táticas absurdas do Dr. Strangelove, e certamente tem a melhor frase da sátira política de Stanley Kubrick: "Senhores, vocês não podem brigar aqui, esta é a Sala de Guerra!". 

Presidente Charlotte Field (Casal Improvável)

Assim como David Palmer, nós também não pudemos conferir muito das ações de Charlotte Field como Presidente dos EUA, mas se tem uma coisa que Casal Improvável provou é que a personagem de Charlize Theron está mais do que preparada para o cargo.

Como Secretária de Estado, Field conseguiu fechar um amplo acordo de preservação do ambiente e, claro - como poderíamos esquecer? - solucionou uma crise de reféns com o Oriente Médio absolutamente chapada. Passou no teste. 

Presidente James Marshall (Força Aérea Um)

Enquanto a maioria da nossa lista sabe exercer muito bem suas funções diplomáticas, nenhum deles mostrou tanta habilidade na ação física quanto o Presidente James Marshall, de Força Aérea Um. Não bastasse ser um cara durão e exemplar, quem não gostaria de ter Harrison Ford como presidente?

Nós acompanhamos pouco da vida de Marshall no filme de Wolfgang Petersen de 1997, mas do pouco que vimos o líder conseguiu salvar reféns, sua família, os integrantes do Serviço Secreto e ainda salvar o avião dos terroristas em pouco mais de duas horas de filme. 

Presidente Thomas J. Whitmore (Independence Day)

Certo, o Presidente Thomas J. Whitmore não lutou sozinho contra terroristas em um avião, mas ele certamente entrou em ação, contra nada menos que alienígenas. O personagem de Bill Pullman em Independence Day é super carismático, instantaneamente confiável e um dos favoritos presidentes fictícios dos próprios americanos. 

Inspirado em Richard Nixon - principalmente por seu jeitão de cowboy e herói americano - Whitmore tem um discurso memorável em Independence Day, um que o Presidente Donald Trump inclusive utilizou em suas redes sociais. Pouco tempo depois, Pullman fez questão de se distanciar do 45º presidente dos EUA: "Minha voz pertence somente a mim e eu não estou concorrendo à presidência - este ano". 

Presidente Josiah Bartlet (The West Wing)

Um dos homens mais exemplares da TV americana, o Presidente Josiah Bartlet, vivido por Martin Sheen em The West Wing, é sempre relembrado por uma integridade única. Lutando contra muito mais do que políticos da oposição, já que Bartlet sofria de esclerose múltipla, o líder inspirava todos em sua equipe e o povo americano com um intelecto invejável e uma sagacidade sempre carismática. 

Talvez porque The West Wing durou sete anos e focava exatamente nos bastidores do poder, Bartlet tenha sido tão cativante: na série, pudemos conferir o lado humano do presidente, e sonhamos com um líder que realmente se importava com sua nação, com todo seu coração. 

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.