Em julho de 2022, os fãs de Predador viram a série de filmes ganhar um novo capítulo revigorante depois da baixa repercussão e críticas negativas das últimas produções. Uma história passada em 1716, com uma guerreira Comanche tentando proteger seu irmão e seu povo de uma ameaça desconhecida ao mesmo tempo que tenta provar seu valor. Foi assim que Predador: A Caçada, dirigido por Dan Trachtenberg, que havia comandado o interessante Rua Cloverfield 10, chegou direto para streaming, conquistando novos seguidores e reconectando a franquia com aqueles que viram o personagem cair no pastiche de Alien vs Predador ou não alcançar todo o potencial nos filmes de Nimród Antal e Shane Black.
- Leia nossa crítica de Predador: Assassino de Assassinos
Quase três anos depois, Trachtenberg se prepara para não só uma, mas duas imersões no mundo de Predador em 2025. A primeira delas chega nesta sexta-feira, ao Disney+, com o longa animado Predador: Assassino de Assassinos. Em entrevista ao Omelete, Trachtenberg disse que a ideia veio após a boa recepção de A Caçada. “Pela primeira vez na minha vida percebi que eles iam me perguntar sobre uma sequência. E eu pensei, o que vou dizer? Tenho alguma ideia?”, brincou o diretor. “Então, eu meio que me esforcei e tentei descobrir o que eu gostaria de fazer. E, felizmente, três ideias legais me vieram à mente. Uma delas foi ‘Predador: Terras Selvagens’, que sai em novembro deste ano. E a outra foi ’Assassino de Assassinos’. E tem uma terceira sobre a qual ainda não posso falar”, fez mistério citando. Terras Selvagens, por sua vez, é o longa live-action estrelado por Elle Fanning, que estreia no fim do ano.
Assassino de Assassinos segue os passos de Predador: A Caçada, contando três histórias em locais diferentes e em tempos diferentes da história da humanidade: vikings, japão feudal e a Segunda Guerra. As influências de Trachtenberg e o co-diretor do filme, Josh Wassung, passaram por clássicos do cinema, TV e sucesso dos games. “Top Gun é uma grande inspiração. Indiana Jones também. Flash Gordon foi uma grande inspiração e nos ajudou com o tom de Torres (um dos protagonistas)”, contou sobre o terceiro segmento do longa.
Quais foram suas inspirações, de outros filmes e outras histórias, que você trouxe para Predador: Assassino de Assassinos?
Dan Trachtenberg: Bem, acho que certamente, falando do terceiro capítulo, Top Gun é uma grande inspiração. Indiana Jones é uma inspiração. E Flash Gordon foi uma grande inspiração e nos ajudou com o tom de Torres. E para o Japão, realmente as obras de Akira Kurosawa como um todo. O capítulo Viking, parte foi navegar em torno de God of War, que é uma série de jogos que eu amo, especialmente em suas encarnações recentes, e tem algumas semelhanças temáticas. Eu só queria ter certeza de que não estávamos repetindo o tipo de coisas e os sentimentos que estão naquele jogo.
A Caçada funcionou incrivelmente bem porque é uma aventura solo ambientada neste momento específico da história. E então agora com Predador: Assassino de Assassinos, você segue com a mesma fórmula, mas dá um passo adiante. Essa foi sempre a ideia, caso A Caçada fosse um sucesso, ou surgiu depois com a resposta do público?
Dan Trachtenberg: Surgiu quando o filme estava saindo e comecei a perceber, pela primeira vez na minha vida, que eles iam me perguntar sobre uma sequência. E eu pensei, o que vou dizer? Tenho alguma ideia? Então, eu meio que me esforcei e tentei descobrir o que eu gostaria de fazer. E, felizmente, três ideias legais me vieram à mente. Uma delas foi Predador: Terras Selvagens, que sai em novembro deste ano. E a outra foi Assassino de Assassinos. E tem uma terceira sobre a qual ainda não posso falar. Mas Assassino de Assassinos nasceu do meu co-diretor Josh Wassung mencionando seu desejo de fazer um filme de animação. Eu trabalhei com ele como artista de pré-visualização ao longo dos anos e desenvolvemos uma afinidade, e ele me mostrou um teste que fizeram para animações finais, em vez de apenas pré-visualização, e parecia incrível. Mas o especial foi descobrir que poderia ser um filme de antologia, mas na verdade poderia ser algo ainda mais, e contar histórias mais conectadas. Então, esse foi realmente o gatilho para Assassino de Assassinos.
Adorei as cenas de luta e todas as sequências de ação são ótimas. Vocês escolheram a animação para ter mais liberdade com esse tipo de cena ou foi outro motivo? Sempre foi essa a ideia de ter liberdade com a animação para fazer todas as cenas de luta e toda a ação?
Dan Trachtenberg: Já vimos o Predador detonar em um monte de filmes, um monte de quadrinhos, alguns videogames também. E esta era apenas uma mídia que sabíamos que poderíamos realmente expressar a ação de uma forma incrível. E sim, essa foi o puro prazer disso, não apenas o tipo de coisas que poderíamos fazer, mas a maneira como poderíamos visualizá-las.
Incluindo o design dos Predadores, certo? Vocês puderam fazer um design estilizado.
Dan Trachtenberg: Absolutamente, sim.
Sei que é difícil, mas se você pudesse trazer uma dessas três histórias de Assassino de Assassinos para live action, você conseguiria escolher uma delas? Há alguma coisa específica ou um motivo para trazer uma dessas três histórias para live-action?
Dan Trachtenberg: Acho que a história que é preparada no final do filme, acho que seria incrível de contar. Não que eu, não que seja isso, mas...
E podemos esperar ver esses personagens de Assassino de Assassinos em um futuro próximo?
Dan Trachtenberg: Eu adoraria passar mais tempo, especialmente agora que a dinâmica deles foi totalmente estabelecida, eu realmente adoraria isso, sim.
Tudo sobre Predador: Terras Selvagens
Predador: Assassino de Assassinos é o tal "filme secreto" de Predador que o diretor Dan Trachtenberg (Predador: A Caçada) havia dito que seria lançado em 2025. Em paralelo, a 20th Century também planeja o lançamento do outro novo longa-metragem da série, Predador: Terras Selvagens que chegará em 7 de novembro de 2025. Este vai para os cinemas.
Sabemos pouco sobre a história de Terras Selvagens, mas o filme inovará por colocar um membro da raça Yautja - nome original dos Predadores - que se desliga de sua espécie e passa a ajudar a protagonista humana do longa, vivida por Elle Fanning. Se passando no futuro, o filme deve contar a história de duas irmãs, sendo Fanning uma delas, numa espécie de zona de caça.
Diferente dos outros filmes de Predador, Terras Selvagens se passa no futuro próximo. Além deste filme, Trachtenberg também trabalha numa continuação de A Caçada, continuando a história da protagonista nativo-americana vivida por Amber Midthunder nos tempos de colonização da América do Norte.
Os filmes de Predador focam nos encontros de humanos com seres alienígenas de uma raça que tem a caça como sua religião, propósito e principal entretenimento. O primeiro longa da franquia Predador foi lançado em 1987, com Arnold Schwarzenegger no papel principal. Duas sequências foram lançadas. Em 1990, veio Predador 2, que levou a ação da selva para a cidade e teve Danny Glover no papel principal. Em 2010, tivemos Predadores, filme que junta diversos humanos perigosos numa caçada contra vários adversários.
Além disso, Predador fez dois crossovers com o personagem Alien nos longas Alien vs. Predador, de 2004 e 2007. Já o filme O Predador, de 2018 serviu como um reboot fracassado para a franquia, levantando possibilidades de continuações que parecem ter sido inteiramente descartadas.
Predador: A Caçada, lançado em 2022, está disponível no Disney+.
Predador: Assassino de Assassinos chega diretamente no Disney+ em 6 de junho deste ano.
Predador: Terras Selvagens estreia nos cinemas em 6 de novembro.
Comentários ()
Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.
Faça login no Omelete e participe dos comentários