Homem-Aranha no Aranhaverso

Créditos da imagem: Sony Pictures Animation/Divulgação

Filmes

Artigo

Por que retiramos os comentários e não vamos mais aceitar discurso de ódio

Uma carta aberta, de nerd para nerd

A cozinha
25.06.2021
13h57
Atualizada em
25.06.2021
15h01
Atualizada em 25.06.2021 às 15h01

Fala, galera. A gente precisa conversar.

Vocês leram certo: hoje tomamos a difícil decisão de tirar do ar a seção de comentários aqui do site. A gente sabe, é chato e injusto com boa parte de vocês, que sempre usou esse espaço para discutir e conversar com a gente sobre a nossa grande paixão compartilhada, a cultura pop. Mas, infelizmente, esse espaço de troca virou palco para discursos de ódio e discriminação, e isso é inaceitável. Vai contra não apenas os nossos valores como empresa, mas principalmente como nerds.

Sejam vocês leitores ávidos de quadrinhos ou cinéfilos assumidos, parte desse universo há décadas ou recém-chegados, a gente sabe que vocês entendem o que a gente quer dizer: a nerdice é, por essência, uma experiência de acolhimento. Lembra? A gente falou sobre isso não tem muito tempo. Os X-Men, o Luke e a Leia, o Harry Potter e tantos outros heróis que nos fizeram nos apaixonar e desbravar saga atrás de saga eram excluídos. Marginalizados. Rejeitados. Mas, apesar de todos os desafios e preconceitos, eles triunfaram. Cada um da sua maneira encontrou forças justamente na sua diferença, na sua singularidade.

Não é esse o ponto onde a gente se encontrou? Na esperança de nos sentirmos pertencentes? Foi assim que nasceu a nossa comunidade há pouco mais de 20 anos: apaixonados por quadrinhos que sabiam que não tinha nada de “vergonhoso” em ser nerd. Pelo contrário, tinham plena consciência da riqueza desse universo e de como ele podia representar o abraço que muita gente precisava. Hoje, somos milhões. Então, é inconcebível para a gente tolerar que muitos de nós sejam excluídos simplesmente por serem quem são. Não fazia sentido antes e em 2021 é ainda mais incoerente.

Para evitar que as pessoas se sintam atacadas ou inibidas ao participar das nossas discussões, vem a nossa decisão de tirar a seção de comentários. A gente quer deixar bem claro que a nossa intenção não é a censura. A gente valoriza demais a opinião de vocês, e não quer de modo algum interromper o diálogo que a gente criou e expandiu para além dos limites da internet, na CCXP. Essa é uma medida temporária, que vai ser revertida assim que a comunidade puder se responsabilizar pelo conteúdo produzido naquele espaço e, inclusive, nos ajudar a moderar os debates. Mas, por ora, a gente não pode aceitar, nem ficar quieto sobre o que está acontecendo por aqui, entre vocês e entre a gente.

Acreditem quando a gente fala que não importa quem vocês sejam, ou do que vocês sejam fãs, aqui vocês pertencem. A gente fala sério. Estamos trabalhando para garantir que todo mundo possa ser respeitado enquanto faz o que a gente tanto ama, que é celebrar a cultura pop em todas as suas formas. Porque para ser épico de verdade, precisamos estar todos juntos.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.