O astro Cillian Murphy, vencedor do Oscar por seu papel em Oppenheimer, estrela e produz o drama Pequenas Coisas Como Estas, e agora revelou como se apaixonou pela história que originou o filme.
"O romance é muito delicado e cheio de tensão, apesar de não ser tão compacto, e queríamos que o filme fosse assim também", disse o ator. "É uma história muito simples por um lado, mas, na verdade, é realmente profunda e aborda temas realmente importantes. O elemento de flashback na história é essencial e precisou ser feito de forma bastante fluida. Não queríamos colocar uma legenda ou algo como '30 anos atrás'. Queríamos que, de repente, você estivesse no passado. É como o título do romance, uma acumulação de pequenos eventos e realizações que o leva a esse momento", concluiu.
Inspirado no livro de mesmo nome de Claire Keegan, o filme aborda um capítulo histórico sombrio da Irlanda natal de Murphy: o estabelecimento das chamadas lavanderias de Madalena, onde a igreja católica colocava "mulheres caídas" (incialmente, as enclausuradas eram prostitutas, mas logo a definição foi expandida para abranger qualquer mulher vista como imoral pela igreja) para trabalhar e viver em condições precárias.
Na trama, Murphy interpreta o pai de uma garota que é levada a uma dessas instituições, o que o leva a investigá-las e descobrir os horrores que ocorrem lá dentro. Michelle Fairley (Game of Thrones) e Emily Watson (Chernobyl) também estão no elenco. A direção é de Tim Mielants (Peaky Blinders), e o roteiro de Enda Walsh (Fome).
Pequenas Coisas Como Estas tem estreia marcada para 9 de janeiro.