Para Sempre Medo | Final explicado: Quem é Malcolm? Liz escapa?
Filme de Oz Perkins guarda reviravoltas para o seu terceiro ato
Créditos da imagem: Tatiana Maslany e Rossif Sutherland em Para Sempre Medo (Reprodução)
ATENÇÃO: Spoilers de Para Sempre Medo a seguir!
A chegada de Para Sempre Medo (ou, no original, Keeper) aos cinemas brasileiros trouxe ao público um novo conto de terror perturbador de Oz Perkins (Longlegs, O Macaco), em que um casal vai passar um fim de semana em uma cabana isolada, mas Liz (Tatiana Maslany, de Mulher-Hulk) começa a suspeitar que Malcolm (Rossif Sutherland, de Órfã 2) não é quem diz ser.
A seguir, confira spoilers de como termina o filme, e uma explicação da mitologia construída pelo roteiro de Nick Lepard (Animais Perigosos).
Quem é Malcolm em Para Sempre Medo?
Malcolm Westbridge é um imortal na mitologia de Para Sempre Medo. No terceiro ato do longa, o personagem de Sutherland confessa à namorada que nasceu há mais de 200 anos, e que ele e seu primo Darren (Birkett Turton) têm alimentado essa imortalidade oferecendo sacrifícios humanos para uma força sobrenatural que vive na propriedade da família.
Para Sempre Medo nos mostra flashbacks de Malcolm e Darren quando jovens, encontrando uma mulher grávida misteriosa (também vivida por Maslany) na propriedade. Vemos Malcolm atirando nela e os dois primos prendendo a vítima em um chiqueiro. No dia seguinte, no entanto, os dois retornam ao local para descobrir que ela deu à luz uma criatura.
Os rapazes Westbridge matam a mulher, mas logo descobrem que podem ganhar longevidade sobrenatural caso ofereçam sacrifícios humanos para a criatura que ela acabou de colocar no mundo. E é assim que Malcolm e Darren começam um longo período de arranjar namoradas e sacrificá-las em troca de alguns anos a mais de vida.
Liz consegue escapar em Para Sempre Medo?
Não, mas a protagonista tampouco tem o mesmo destino que as outras mulheres cooptadas pelos Westbridge.
Após revelar o seu segredo a Liz, Malcolm a tranca no porão junto com todas as outras mulheres que já sacrificou, que seguem meio-vivas como criaturas assustadoras. Essas criaturas, no entanto, têm uma reação diferente a ela: ao invés de matar Liz, a abraçam, notando a semelhança entre ela e a mulher que começou tudo aquilo 200 anos atrás.
Sim, é isso mesmo: a protagonista é adotada como “mãe” das criaturas. O filme não deixa claro se Liz é uma descendente, ou até mesmo uma reencarnação, da mulher original que os Westbridge mataram, mas esse é o subtexto criado pela escalação de Maslany em ambos os papéis.
A partir daí, Liz se junta às suas novas “filhas” para se vingar de Malcolm. Reunidas com a matriarca, as criaturas tiram toda a juventude do imortal, e ele aparece enrugado na cena final do filme, na qual Liz o pendura de cabeça para baixo em uma árvore, o alimenta com pedaços do bolo envenenado que ele deu a ela no início do filme, e mergulha sua cabeça num pote de mel, impedindo que ele respire.
Para Sempre Medo acaba nesta nota, sem revelar o que Liz vai fazer com os seus novos poderes, e se ela vai viver com as “filhas” para sempre. O longa está em cartaz nos cinemas brasileiros.