Leão XIV assistiu Conclave logo antes de ser escolhido como Papa
Filme está disponível no Prime Video
Recentemente escolhido como novo Papa, Leão XIV revelou ter assistido ao drama Conclave pouco antes do verdadeiro conclave acontecer no Vaticano. A revelação foi feita pelo próprio líder da Igreja Católica.
"Eu perguntei 'Você já assistiu a Conclave para ver como se portar?' e ele disse que havia acabado de terminar o filme", disse o irmão do Papa à NBC News. Conforme reportou o site Politico, cardeais que participaram do conclave da vida real estãavam vendo o filme nos dias que antecederam a escolha de Leão XIV, ou discutindo sobre o longa-metragem, em busca de um direcionamento na eleição.
No início da história do filme, após a morte do Papa, temos quatro grandes candidatos ao posto, que serão as principais escolhas no Conclave organizado pelo Cardeal Lawrence, interpretado por Ralph Fiennes. São eles: Bellini (Stanley Tucci), amigo de Lawrence e próximo do antigo Papa, Adeyemi (Lucian Msamati), cardeal africano que pode ser o primeiro líder do continente na igreja, Tedesco (Sergio Castellitto), cardeal que preza por uma igreja clássica e fechada ao progressismo, e o último é Tremblay (John Lithgow), cardeal que teria sido a última pessoa a encontrar o Papa e retirado do cargo pouco antes da morte do líder.
Acontece que antes da primeira rodada de votação começar, um novo cardeal, nomeado pelo pontífice, chega para o Conclave. Benitez (Carlos Diehz) é um mexicano, ordenado em segredo em Cabul, no Afeganistão. Lawrence aceita a entrada dele na disputa e já de cara ele ganha um voto enquanto os outros começam em uma disputa mais acirrada.
Conclave venceu o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado em 2025 e está disponível no Prime Video.