Oscar 2026 tem mais de 200 produções concorrendo a Melhor Filme
Academia revelou quantos longas estão elegíveis para a premiação
Créditos da imagem: Reprodução
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou o número de filmes elegíveis para a 98ª edição do Oscar. Um total de 317 longas-metragens preenche os requisitos gerais para concorrer, com 201 deles elegíveis especificamente na categoria de Melhor Filme.
Para a elegibilidade geral, os filmes precisaram ter estreia comercial em pelo menos uma das seis principais áreas metropolitanas dos Estados Unidos entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2025, com uma exibição mínima de sete dias consecutivos. A lista completa está disponível no site oficial da Academia.
A categoria de Melhor Filme tem regras adicionais. Além dos requisitos gerais, as produções precisam ter apresentado o formulário confidencial RAISE (Representation and Inclusion Standards Entry) e cumprido dois dos quatro padrões de inclusão estabelecidos. Também é necessária uma exibição teatral ampliada em dez dos 50 maiores mercados dos EUA. A elegibilidade final pode ser ajustada se filmes de final de ano não cumprirem essa janela até 22 de janeiro de 2026.
O calendário da premiação segue as seguintes datas: a votação para as indicações ocorre de 12 a 16 de janeiro de 2026. A lista oficial de indicados será anunciada em 22 de janeiro. A cerimônia de premiação está marcada para 15 de março de 2026, no Dolby Theatre, com transmissão global.
Tudo sobre o Oscar 2026
O anúncio oficial finalistas de cada categoria está agendado para o dia 22 de janeiro de 2026 – menos de dois meses antes da entrega efetiva dos prêmios. A cerimônia está marcada para o dia 15 de março.
Ainda não se tem informações concretas sobre a exibição da cerimônia de entrega do Oscar no Brasil.
Nas TVs aberta e fechada, o evento costuma ser transmitido respectivamente pela Globo e pelo TNT – o que deve se repetir neste ano, embora ainda não tenha havido a confirmação oficial.
Já nos Estados Unidos, a rede ABC detém seus direitos de transmissão até 2028.