Oscar 2026 | Os concorrentes de O Agente Secreto a Melhor Direção de Elenco
Saiba com quem o filme de Kleber Mendonça Filho compete pela mais nova categoria da premiação
Créditos da imagem: Divulgação
O dia começou mais bonito para os fãs de cinema nacional e, sobretudo, de O Agente Secreto. O filme de Kleber Mendonça Filho foi hoje (22) oficialmente indicado ao Oscar 2026, em nada menos quatro categorias – entre elas, a recém-inaugurada Melhor Direção de Elenco.
O mérito é não só de Gabriel Domingues, diretor responsável por selecionar os intérpretes dos personagens, mas também dos atores que ele colocou ali. Nomes como Wagner Moura, Alice Carvalho e Tânia Maria deram visivelmente o melhor de si, numa entrega que fez toda a diferença no resultado final do longa.
A consagração seria certa, não fosse o fato de que os concorrentes de O Agente Secreto não ficam nada atrás do longa nacional no brilho de seus respectivos elenco, mostrando-se concorrentes à altura da produção brasileira na busca pela estatueta.
Conheça os demais postulantes ao prêmio:
Hamnet: A Vida Antes de Hamlet
A renomada Nina Gold foi a principal auxiliar da diretora Chloé Zhao no processo de seleção do elenco deste filme, centralizado na tragédia pessoal do escritor William Shakespeare ao perder o filho de 11 anos.
As performances extraordinárias de Paul Mescal e Jessie Buckley como Shakespeare e sua esposa, aliadas ao desempenho sensível do ator mirim Jacobi Jupe (intérprete do personagem-título), mais que justificam a indicação da obra para a mais nova categoria do Oscar.
Marty Supreme
Jennifer Venditti assina a direção de elenco do longa de Josh Safdie, que rendeu também uma indicação de Melhor Ator a seu protagonista, Timothée Chalamet.
É dela o mérito de pela seleção um elenco diversificado e ousado, que reúne tanto nomes consagrados das telonas, como Gwyneth Paltrow (Shakespeare Apaixonado) e o próprio Chalamet, a astros de fora do âmbito cinematográfico, como o rapper Tyler, the Creator e o empresário Kevin O’Leary, conhecido pelo programa Shark Tank.
Uma Batalha Após a Outra
O filme de Paul Thomas Anderson certamente não teria sido o mesmo sem a perícia de Cassandra Kulukundis na hora de escalar os atores.
Ela convocou três pesos pesados de Hollywood – Leonardo DiCaprio, Sean Penn e Benicio del Toro – e os colocou para contracenar com nomes menos conhecidos, mas nem por isso menso talentosos – caso, por exemplo, de Chase Infiniti, considerada uma das revelações das telonas no último ano.
Pecadores
Um elenco equilibrado faz a diferença em qualquer bom filme, mas sobretudo em um projeto do patamar de Pecadores – e a diretora de elenco Francine Maisler sabia disso muito bem.
Ela foi certeira, acima de tudo, na seleção de Michael B. Jordan para os papéis dos gêmeos Stack e Smoke, protagonistas da história – mas também acertou a mão na opção por atores como Jack O’Connell, Hailee Steinfeld e Wunmi Mosaku, que entregaram performances afinadas em cena.