Mikey Madison foi a grande surpresa do Oscar 2025. A próprio artista e a sua personagem, Anora, que levaram os principais prêmios da cerimônia realizada neste domingo.
Sean Baker, diretor do longa, saiu da premiação com os prêmios de Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro Original e Melhor Montagem. O longa-metragem ainda concorria em duas categorias: Melhor Atriz com Mickey Madison e Melhor Ator Coadjuvante, com Yura Borisov. Madison levou o prêmio de Atriz.
A jovem de 25 anos teve no projeto de Baker o seu primeiro grande papel, como uma prostituta que se envolve com um jovem milionário russo e vive um breve conto de fadas. Antes, Madison teve papéis menores em filmes como Era Uma Vez em Hollywood, de Quentin Tarantino, e Pânico, de 2022.
Fora do cinema, ela teve o primeiro grande papel na série Better Things, de Louie C.K, que foi exibida de 2016 a 2022. Madison ainda fez filmes independentes como "Monster" e "Nostalgia", e viveu uma cadjuvante na série "Lady in the Lake". O fato é que o primeiro grande papel veio de forma meteórica em Anora.
A atuação cheia de sensualidade, carisma e fragilidade levou a atriz não só a desbancar Demi Moore e Fernanda Torres, como a fazer muitos críticos e a imprensa especializada em chamá-la de uma "estrela em ascenção". Nada afeita a redes sociais, Madison não tem perfis na internet e preza por uma vida longe dos holofotes, por enquanto.