Filmes Oscar

Créditos da imagem: Reprodução

Filmes

Notícia

Oscar 2025 | Brasil, Letônia e Palestina ganham seus primeiros prêmios

Oscar 2025 foi marcado por algumas "primeiras vezes" para as nações envolvidas

Omelete
2 min de leitura
Vinha
03.03.2025, às 11H09.
Atualizada em 03.03.2025, ÀS 12H46

O Oscar 2025 foi marcado pela primeira vez de alguns países e territórios que saíram vencedores com suas produções. Brasil, Letônia e o Estado da Palestina fizeram sua grande estreia em levar estatuetas para a casa.

Para o Brasil, como bem sabemos, foi com Ainda Estou Aqui, do diretor Walter Salles, agraciado com o Melhor Filme Internacional. O longa é estrelado por Fernanda Torres e Selton Mello, contando a história de Eunice Paiva, que viu seu marido desaparecer nas mãos da ditadura militar brasileira, nos anos 70.

Enquanto isso, da Letônia veio Flow, animação do simpático gatinho preto, que ganhou o prêmio de Melhor Animação, vencendo até mesmo uma produção da Disney, Divertida Mente 2. Vale lembrar também que o filme foi feito no Blender, software gratuito usado em animações 3D e que tem código aberto. O diretor Gints Zilbalodis foi visto comemorando, empolgado, em uma lanchonete em Los Angeles.

Sem Chão ganhou Melhor Documentário e é uma produção palestina, mostrando a destruição causada por soldados israelenses em uma localidade na Cisjordânia. O filme conta com um quarteto de diretores: Yuval Abraham, Basel Adra, Rachel Szor e Hamdan Ballal.

Vale lembrar que as três produções podem ser vistas, atualmente, em cinemas brasileiros. Ainda Estou Aqui deve chegar ao Globoplay em 6 de abril. Já Flow e No Other Land não têm previsão para desembarcar em qualquer streaming, por enquanto.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.