O Oscar 2025 foi marcado pela primeira vez de alguns países e territórios que saíram vencedores com suas produções. Brasil, Letônia e o Estado da Palestina fizeram sua grande estreia em levar estatuetas para a casa.
Para o Brasil, como bem sabemos, foi com Ainda Estou Aqui, do diretor Walter Salles, agraciado com o Melhor Filme Internacional. O longa é estrelado por Fernanda Torres e Selton Mello, contando a história de Eunice Paiva, que viu seu marido desaparecer nas mãos da ditadura militar brasileira, nos anos 70.
- Oscar 2025 | Lista completa de vencedores do prêmio
- Oscar 2025 | Onde assistir a todos os filmes vencedores
- Oscar 2025 | Onde assistir a Anora, vencedor de Melhor Filme
Enquanto isso, da Letônia veio Flow, animação do simpático gatinho preto, que ganhou o prêmio de Melhor Animação, vencendo até mesmo uma produção da Disney, Divertida Mente 2. Vale lembrar também que o filme foi feito no Blender, software gratuito usado em animações 3D e que tem código aberto. O diretor Gints Zilbalodis foi visto comemorando, empolgado, em uma lanchonete em Los Angeles.
Já Sem Chão ganhou Melhor Documentário e é uma produção palestina, mostrando a destruição causada por soldados israelenses em uma localidade na Cisjordânia. O filme conta com um quarteto de diretores: Yuval Abraham, Basel Adra, Rachel Szor e Hamdan Ballal.
Vale lembrar que as três produções podem ser vistas, atualmente, em cinemas brasileiros. Ainda Estou Aqui deve chegar ao Globoplay em 6 de abril. Já Flow e No Other Land não têm previsão para desembarcar em qualquer streaming, por enquanto.