Oscar

Créditos da imagem: Divulgação / Academia

Filmes

Notícia

Oscar 2023 não permitirá filmes lançados apenas no streaming

Medida foi flexibilizada por conta da pandemia de COVID-19

Omelete
2 min de leitura
Bia Vaccari
18.05.2022, às 15H50
ATUALIZADA EM 18.05.2022, ÀS 16H18
ATUALIZADA EM 18.05.2022, ÀS 16H18

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas emitiu nesta quarta-feira (18) novas regras para a 95ª edição do Oscar, marcada para o dia 12 de março de 2023. De acordo com o novo regulamento (via The Hollywood Reporter), os filmes elegíveis não poderão mais ser lançados apenas no streaming.

Agora, com o mundo voltando à normalidade, um longa-metragem deve ter uma data de lançamento nos cinemas entre 1º de janeiro de 2022 e 31 de dezembro de 2022, com os filmes sendo exibidos em cinemas selecionados para tornarem-se elegíveis. Isso se aplicará às categorias gerais de inscrição, bem como às categorias de documentários e curtas-metragens.

Essa regra não proíbe que filmes lançados em plataformas de streaming concorram ao Oscar, mas retoma a obrigatoriedade de que eles cumpram um tempo de exibição pré-determinado em cinemas. Foi o que foi feito, por exemplo, com os filmes O Irlandês e Roma, filmes da Netflix que chegaram a disputar o Oscar antes da pandemia. 

Entre outras mudanças, o Oscar de "Melhor Documentário" e "Melhor Documentário em curta-metragem" foram renomeados para "Documentário em longa-metragem" e "Documentário em curta-metragem", respectivamente.

A Academia também anunciou novos prazos para as inscrições de filmes, que variam entre 3 de outubro e 15 de novembro de 2022 dependendo da categoria.

Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).

Acompanhe a gente também no YouTube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.

Conteúdo Patrocinado

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.