Filmes

Lista

Oscar 2018 | 18 curiosidades sobre os indicados

Cerimônia acontece no início de março

23.01.2018, às 18H32.
Atualizada em 24.01.2018, ÀS 18H01

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou, nesta terça-feira (23), os indicados ao Oscar 2018. Para se preparar para a cerimônia, que acontece no dia 4 de março em Los Angeles, confira a seguir algumas curiosidades sobre os longas que concorrem a estatuetas nesta edição, assim como os indicados que conseguiram marcas históricas:

 

54 indicações do Oscar 2018 foram para mulheres

Em 2018, a Academia concedeu 54 das 215 indicações a mulheres. Porém, deste número, Jacqueline Durran foi mencionada duas vezes na categoria de Melhor Figurino, assim como a dupla Sarah Greenwood e Katie Spencer em Melhor Design de Produção. No ano anterior, 49 das 212 indicações foram dedicadas a mulheres.

Fox Searchlight foi o estúdio mais indicado neste ano

Fox Searchlight/Divulgação

Com todas as indicações de A Forma da Água e Três Anúncios Para um Crime, o Fox Searchlight foi o estúdio mais indicado na edição 2018 do Oscar. Na sequência, ficaram a Focus Features, com 14 indicações (O Destino de Uma Nação, Trama Fantasma e Victoria & Abdul), e a Warner Bros, com 13 indicações (Dunkirk e Blade Runner 2049).

Christopher Nolan queria filmar Dunkirk sem nenhum diálogo

Warner Bros./Divulgação

Originalmente, a ideia de Christopher Nolan era filmar Dunkirk sem usar roteiro e sem incluir sequer um diálogo. O diretor contou a seu irmão Jonathan, em entrevista publicada pelo Hollywood Reporter, que ele queria se propor esse desafio. Foi sua esposa e parceira de produção, Emma Thomas, que o convenceu do contrário. "Emma me olhou como se eu fosse um pouco louco e eu fiquei 'ok, isso não vai funcionar'".

Christopher Plummer é o ator mais velho a concorrer ao Oscar

TriStar/Divulgação

Substituindo Kevin Spacey em Todo o Dinheiro do Mundo, Christopher Plummer conseguiu sua terceira indicação ao Oscar. Com isso, ele se tornou o ator mais velho a ser indicado na história da Academia. Vale lembrar que ele é também o ator mais velho a ganhar: aos 82 anos, o ator levou a estatueta de Melhor Ator Coadjuvante por Toda Forma de Amor.

Dee Rees é a primeira mulher negra a concorrer a Melhor Roteiro Adaptado

Netflix/Divulgação

A diretora Dee Rees pode não ter sido indicada a Melhor Direção no Oscar 2018, mas certamente deixou sua marca na premiação. Entre os indicados a Melhor Roteiro Adaptado por Mudbound: Lágrimas Sobre o Mississippi, Rees foi a primeira mulher negra a ser selecionada pela Academia para a categoria.

Com Amor, Van Gogh é o primeira animação da história que foi pintada do início ao fim

Good Deed/Divulgação

Com Amor, Van Gogh, longa indicado a Melhor Animação, foi pintado do início ao fim por 100 pintores, algo nunca feito antes na história. A equipe foi responsável por cerca de 65 mil frames, todos eles elaborados a partir da mesma técnica usada pelo holandês. A produção originou, no final, 853 pinturas a óleo.

Jordan Peele é a terceira pessoa a concorrer a Melhor Filme, Direção e Roteiro

Awards Daily/Reprodução

Peele também fez história nesta edição do Oscar ao se tornar a terceira pessoa a concorrer a prêmios nas categorias de Melhor Filme, Melhor Direção e Melhor Roteiro Original. Vale notar que, embora Lady Bird - A Hora de Voar também apareça nas três categorias, Greta Gerwig não concorre em todas elas, por não ter atuado como produtora no longa, como fez Peele.

Jordan Peele é o quinto diretor negro a concorrer à Melhor Direção

Screen Rant/Reprodução

O diretor de Corra!, Jordan Peele, também foi reconhecido na categoria de Melhor Direção, tornando-se assim o quinto negro a concorrer a este prêmio. Antes dele, foram indicados John Singleton (Os Donos da Rua), Lee Daniels (Preciosa: Uma História de Esperança), Steve McQueen  (12 Anos de Escravidão) e Barry Jenkins (Moonlight: Sob a Luz do Luar), mas nenhum deles recebeu a estatueta de Melhor Diretor.

Logan é o primeiro filme de herói da história a ser indicado a Melhor Roteiro Adaptado

Logan/Fox/Divulgação

Com a indicação a Melhor Roteiro Adaptado, Logan fez história na 90ª edição do Oscar ao ser o primeiro filme de herói a concorrer na categoria. O filme concorre com Me Chame Pelo Seu Nome, Artista do Desastre, A Grande Jogada e Mudbound: Lágrimas Sobre o Mississippi. O diretor James Mangold assina o roteiro ao lado de Scott Frank e Michael Green.

Greta Gerwig é a quinta mulher a ser indicada a Melhor Direção

A24/Divulgação

Na sua estreia na direção, Greta Gerwig foi indicada à categoria Melhor Direção na edição 2018 do Oscar. Assim, ela, que também assina o roteiro de Lady Bird - É Hora de Voar, se junta ao pequeno grupo de mulheres que foi reconhecida pela Academia nesta categoria. São elas: Lina Wertmüller (Pasqualino Sete Belezas), Jane Campion (O Piano), Sofia Coppola (Encontros e Desencontros) e Kathryn Bigelow (Guerra ao Terror).

John Williams recebeu sua 51ª indicação ao Oscar

Stu Rosner/Boston Magazine

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas concedeu a John Williams mais uma indicação, agora pela trilha original de Star Wars: Os Últimos Jedi. Com ela, o compositor soma 51 indicações ao Oscar, das quais levou para casa cinco estatuetas: A Lista de Schindler (1993), E.T. - O Extraterrestre (1982), Star Wars (1977), Tubarão (1975) e Um Violinista no Telhado (1971). Williams é a pessoa viva mais indicada pela Academia e só perderia para Walt Disney, que foi lembrado 59 vezes pela instituição.

Meryl Streep conseguiu sua 21ª indicação ao Oscar

Fox/Divulgação

Interpretando Katherine Graham em The Post: A Guerra Secreta, Meryl Streep conseguiu sua 21ª indicação ao Oscar e se manteve no posto de pessoa mais reconhecida pela Academia em categorias de atuação. Atrás dela estão Katharine Hepburn e Jack Nicholson, ambos com 12 indicações, e Bette Davis, com 10 indicações.

Kobe Bryant pode ganhar seu primeiro Oscar

Wikimedia Commons/Reprodução

Depois de ganhar 5 campeonatos da NBA, o astro do basquete Kobe Bryant pode ganhar agora o seu primeiro Oscar. Ao lado do animador Glen Keane, o atleta pode levar a estatueta de Melhor Curta em Animação por Dear Basketball. Ele concorre com Garden Party, Lou, Negative Space e Revolting Rhymes.

Mary J. Blige é a primeira mulher negra a ser indicada a duas categorias

Netflix/Divulgação

A cantora, compositora e produtora musical Mary J. Blige conseguiu duas indicações ao Oscar 2018: Melhor Atriz Coadjuvante e Melhor Canção Original, ambos por Mudbound - Lágrimas Sobre O Mississipi. Assim, ela se tornou a primeira mulher negra a concorrer em duas categorias na mesma edição do prêmio.

Roger Deakins é o diretor de fotografia mais indicado na categoria Melhor Fotografia

Warner Bros./Divulgação

Roger Deakins recebeu mais uma indicação ao Oscar por seu trabalho como diretor de fotografia, dessa vez por Blade Runner 2049. Com isso, ele se tornou a pessoa mais indicada à categoria que não ganhou sequer uma vez a estatueta da Academia. Antes, Deakins estava empatado com George J. Folsey, que também nunca levou um Oscar para casa.

Criatura de A Forma da Água foi inspirada no longa O Monstro da Lagoa Negra

Fox Searchlight/Divulgação

O homem anfíbio, interpretado por Doug Jones em A Forma da Água, foi inspirado no filme O Monstro da Lagoa Negra. O personagem de Michael Shannon chega a dizer que a criatura foi encontrada na América do Sul, habitat do ser do longa de 1954.

Rachel Morrison, de Mudbound, é a primeira mulher a ser indicada a Melhor Fotografia

Netflix/Divulgação

Em 89 edições, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas nunca tinha reconhecido uma mulher na categoria de Melhor Fotografia. Em 2018, porém, o cenário mudou: Rachel Morrison, que assina a direção de fotografia de Mudbound - Lágrimas Sobre O Mississipi, recebeu sua primeira indicação ao Oscar. Nos últimos anos de sua carreira, Morrison foi a responsável pela fotografia de Pantera Negra e Cake: Uma Razão para Viver.

Gary Oldman só aceitou papel por causa do artista Kazuhiro Tsuji

Focus Features/Divulgação

Gary Oldman não aceitou interpretar Winston Churchill assim que recebeu o convite para O Destino de Uma Nação. Na realidade, o ator ficou indeciso em dar vida a um dos homens mais importantes do Reino Unido, como ele mesmo definiu. Por isso, ele exigiu que o diretor Joe Wright trouxesse o artista Kazuhiro Tsuji, responsável por O Planeta dos Macacos e Hellboy, que tinha se aposentado dos cinemas. "Ele era realmente uma das poucas pessoas que poderia fazer isso acontecer", afirmou Oldman.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.