Os Estranhos | Saiba como assistir aos filmes em ordem cronológica
Entenda o elo narrativo entre cada um dos títulos da franquia de terror
Créditos da imagem: Reprodução
Repleto de franquias icônicas com incontáveis continuações, o universo slasher parecia pouco aberto a novos inícios no final dos anos 2000, quando sua fórmula já dava sinais de saturação e empurrava o terror a explorar outros subgêneros para se manter em alta nas telonas.
O sucesso de Os Estranhos, contudo, provou que ainda havia, sim, espaço para ideia inéditas serem desenvolvidas no segmento. O filme de Bryan Bertino causou certo alvoroço a seu tempo e conseguiu se tornar o ponto de partida para uma nova franquia, hoje com quatro filmes lançados e um quinto a caminho.
É possível, porém, que tantas sequências tenham deixado parte do fandom um tanto confusa com respeito a forma como elas se organizam entre si, independente da ordem de lançamento.
Para esclarecer melhor essa questão, o Omelete preparou essa lista, que não apenas alinha a cronologia da saga, como também esclarece o elo narrativo (ou a inexistência dele) entre cada um dos subtítulos. Acompanhe:
1. Os Estranhos (2008)
O primeiro filme da franquia gira em torno de um casal apaixonado, James (Scott Speedman) e Kristen (Liv Tyler), cuja viagem de férias se torna um pesadelo quando três desconhecidos mascarados tentam invadir sua casa para, sem qualquer motivo ou explicação, assassiná-los das formas mais cruéis possíveis.
O longa – que foi um sucesso e arrecadou quase dez vezes o próprio orçamento – apresenta à plateia o trio de assassinos que permanece até hoje como a alma da saga: Dollface, Pin-Up Girl e Homem de Saco – referências às máscaras usadas por cada um deles para ocultar seus rostos.
2. Os Estranhos: Caçada Noturna (2018)
Desta vez, temos um novo casal – Cindy (Christina Hendricks) e Mike (Martin Henderson) – e seus filhos adolescentes sendo aterrorizados pelo mesmo trio de assassinos do longa original.
Embora seja oficialmente a sequência de Os Estranhos, Caçada Noturna não se trata de uma continuação direta do primeiro filme, pois centraliza a ação em novos personagens, tendo como único elo com a trama original a presença dos vilões mascarados.
3. Os Estranhos: Capítulo 1 (2024)
Ao contrário do que muitos pensam – e do que seus próprios subtítulos possam sugerir –, a nova trilogia de Os Estranhos não é uma prequela dos filmes da década anterior, mas sim uma espécie de reboot – ambientado, inclusive, em uma linha cronológica posterior à da trama original.
O casal da vez são Maya (Madelaine Petsch) e Ryan (Froy Gutiérrez), desafiados a sair vivos da matança promovida pelos indefectíveis Pin-Up Girl, Homem de Saco e Dollface.
4. Os Estranhos: Capítulo 2 (2025)
Pela primeira vez na franquia, vemos aqui uma continuidade nas histórias mostradas entre um filme e outro.
Após o assassinato de seu amado Ryan, uma Maya abalada e debilitada é obrigada a seguir fugindo do trio de assassinos mascarados para seguir respirando.
A novidade deste Capítulo 2 está no esclarecimento de pontos que permaneciam obscuros desde o início da franquia, como a identidade de Tamara – pessoa por quem os mascarados perguntam antes de atacar suas vítimas – e o rosto por trás da máscara de um deles.
5. Os Estranhos: Capítulo 3 (inédito)
Embora já totalmente gravado, o filme que encerrará a trilogia-reboot ainda não possui data de lançamento nos cinemas.
A expectativa é que o Capítulo 3 não apenas dê um desfecho digno à saga de Maya contra seus algozes, mas também termine de lançar luz sobre a identidade dos assassinos e suas motivações para cometerem crimes que, desde o princípio, parecem não ter qualquer razão de ser.
Excluir comentário
Confirmar a exclusão do comentário?
Comentários (0)
Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.
Faça login no Omelete e participe dos comentários