Os 300 de esparta
Os 300 de esparta
![]() Nos quadrinhos, a história foi adaptada por Frank Miller e Lynn Varley, no belíssimo 300 |
O site Variety noticiou hoje que Erik Jendresen (da mini-série televisiva Band of brothers) foi contratado pela 20th Century Fox para escrever o roteiro do épico histórico Os 300 de Esparta. A história sobre a batalha das Termópilas já teve uma versão nas telonas em 1962.
Em 480 a.C. uma fenomenal força de ataque vinda da Pérsia (o historiador Heródoto fala em mais de dois milhões de homens) entrou na Grécia pelo norte e chegou até a Fócida, no extremo oeste da Grécia Central. Leônidas, um dos dois reis espartanos, posicionou seu exército, com aproximadamente 4.000 soldados, nas Termópilas, um estreito desfiladeiro próximo ao mar. Dessa forma, conseguiu bloquear a passagem dos invasores enquanto as outras cidades gregas eram avisadas por mensageiros. A estratégia teria sido bem-sucedida não fosse um traidor que revelou aos persas um atalho que possibilitou um ataque devastador pelos flancos.
Como o código de honra dos homens de Esparta repudia a derrota ou a rendição, Leônidas decidiu resistir até o final, juntamente com sua guarda de elite, os 300. O resultado foi uma das mais heróicas batalhas da história.
300 de Esparta também está sendo adaptado para as telonas pela Universal Pictures. O filme será intitulado Gates of fires (Portões de fogo). Prepare-se para uma batalha épica também entre a Fox e a Universal!
