Dia do Orgulho Nerd: O que aprendemos com as maiores franquias do mundo geek

Filmes

Lista

Dia do Orgulho Nerd: O que aprendemos com as maiores franquias do mundo geek

Símbolos da cultura nerd são também referência de aprendizado e conforto

A cozinha
25.05.2021
11h23

Para quem está acostumado a se confortar com os maiores títulos do mundo geek, o Dia do Orgulho Nerd - comemorado hoje, 25 de maio - é um momento para celebrar essa cultura e relembrar o seu real valor nas nossas vidas. Claro, franquias como Harry Potter, O Senhor dos Anéis e até o MCU são nossas fontes de entretenimento, mas elas também nos ensinaram muita coisa. Quem seríamos nós sem a amizade de Harry, Rony e Hermione? Ou sem as emoções e lições por trás de cada história dos X-Men

Para relembrar tudo que aprendemos desse universo, reunimos abaixo 10 lições que aprendemos das maiores franquias da cultura pop. Feliz Dia do Orgulho Nerd! 

O Senhor dos Anéis

Divulgação

Os livros de J. R. R. Tolkien e os filmes de Peter Jackson nos ensinaram muita coisa, desde lições de amizade, coragem e luta pelo melhor para a humanidade. Mas se há um ensinamento que ficou eternizado na jornada de Frodo é de que até os menores seres podem mudar o rumo do futuro. E isso não é referência apenas à estatura dos hobbits.

Universo Estendido da DC

Divulgação

A gente poderia muito bem usar a lição dos Vingadores para dizer que a união faz a força, mas se tem uma franquia que nos ensinou isso nos cinemas foi o Universo Estendido da DC. Na versão de Zack Snyder de Liga da Justiça, descobrimos que cada um dos integrantes da equipe pode trazer o seu poder para enfrentar um mal, mas mais do que isso, aprendemos que com muita persistência a união pode até mudar o rumo do cinema. 

Star Trek

Divulgação

Uma das franquias mais antigas e duradouras, Star Trek esteve sempre conosco para nos relembrar da amizade acima de diferenças. Além de enfatizar a importância de aprender com o passado e ser sempre contra a violência, a obra de Gene Roddenberry nos deu Kirk e Spock, dois seres completamente opostos que se complementam, representando uma das amizades mais emblemáticas da cultura pop. 

Pokemon

Divulgação

Em setembro de 2019, após 22 anos de anime, Ash venceu em Alola e enfim se tornou um campeão da Liga Pokémon. E enquanto isso nos ensina a nunca desistir de nossos sonhos, talvez a jornada de Ash também tenha sido importante para nos lembrar de que não vencer é normal. Por anos e anos, Ash nos mostrou que é comum falhar e aprender com nossas derrotas para seguir em frente.

Harry Potter

Divulgação

Harry Potter nos ensinou muita coisa através de Harry, Rony e Hermione, mas a obra de J. K. Rowling também nos mostrou muito através de seus personagens coadjuvantes. Quando Neville tentou impedir que o trio protagonista quebrasse as regras de Hogwarts, ele nos deu um exemplo da coragem e a dificuldade de enfrentar nossos próprios amigos. A atitude ficou marcada para sempre em uma das melhores frases de Dumbledore: "é preciso muita coragem para enfrentar nossos inimigos, mas ainda mais para enfrentar nossos amigos". 

X-Men

Divulgação

Poucas obras da cultura pop nos ensinaram tanto sobre inclusão e tolerância quanto X-Men. Como uma grande metáfora pra racismo, a criação de Jack Kirby e Stan Lee nunca tentou esconder sua mensagem sobre respeito à diferenças. Através das HQs e filmes, X-Men sempre enfatizou que raças, ideologias e orientações sexuais diferentes não nos torna inimigos. 

Naruto

Divulgação

Desde o primeiro episódio, Naruto dá muito valor pra força de vontade, e nos ensina a seguir nossos sonhos mesmo quando somos desacreditados por todo mundo. Além de falar sobre amizade e a importância de se colocar no lugar dos outros, o protagonista tem uma persistência admirável e até convence vilões a enxergar o outro lado. Talvez sua maior lição seja exatamente esta: muitas vezes, a solução é encontrada nas palavras. 

Star Wars

Divulgação

Recheada de frases memoráveis e repleta de produções, desde filmes, séries, HQs, animações e por aí vai, a franquia Star Wars nunca deixa de nos ensinar algo, e até difícil escolher apenas um aprendizado que retiramos da jornada. Uma das mais importantes, no entanto, é a redenção. Na jornada de um de seus personagens mais emblemáticos, Darth Vader, fãs de Star Wars aprenderam que nunca é tarde demais para se redimir e tentar corrigir os erros do passado. 

Doctor Who

Divulgação

Poucos personagens da cultura pop passaram por tantas mudanças quanto Doctor Who, e essa certamente é a maior lição que podemos retirar da série inglesa. Além, claro, da importância da amizade, coragem, e da ciência, todos os Doctors que tivemos até hoje nos mostraram o significado de encarar a passagem do tempo, e aceitar todas as revoluções que ele traz consigo. 

MCU

Divulgação

O Universo Cinematográfico da Marvel nos ensinou muito. Temas de redenção, amizade e união estão presentes na grande maioria dos filmes do MCU, mas talvez nenhum deles tenha nos ensinado tanto quanto Guardiões da Galáxia. Nos filmes de James Gunn, nos identificamos com personagens deslocados e perdedores, que percebem que é possível montar a sua própria família. 

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.