Filmes

Lista

5 melhores adaptações de livro para o cinema

Quando Hollywood realmente acerta na hora de levar uma obra às telas

11.07.2020, às 11H10.
Atualizada em 11.07.2020, ÀS 14H33

Apesar de deslizar várias vezes ao tentar traduzir uma obra literária para o cinema, existem vezes que Hollywood acertou em cheio. Quem poderia esquecer da mega-realização de Peter Jackson para O Senhor dos Anéis? Ou a franquia de Harry Potter, que passou por diferentes cineastas, que entregaram suas visões distintas para o universo de Hogwarts? 

Na Omelista desta semana, você confere 5 livros que foram levados para o cinema e acertaram em cheio. Assista no topo da página:

Harry Potter

Harry Potter e a Pedra Filosofal
Warner Bros/Divulgação

O fenômeno de Harry Potter, criado por J.K. Rowling, foi um dos grandes responsáveis pela iniciação de muitos jovens ao mundo literário, e ajudou muita criança a aprender a ler. Todo o universo criado pela autora maravilhou uma geração inteira, e foi transmitido para às telas muito bem, arrecadando mais de US$ 1 bilhão na bilheteria. 

O Mágico de Oz

O Mágico de Oz
Warner Bros. Pictures/Divulgação

O Mágico de Oz se tornou um clássico tão grande dos cinemas que muita gente até esquece que ele veio de um livro. Lançado em 1939, o filme continua atual, muito por causa da obra original escrita pelo americano L. Frank Baum, publicada em 1900. 

Clube da Luta

Clube da Luta
20th Century Fox/Divulgação

Mudando totalmente de gênero, outro item da nossa lista é a adaptação simplesmente perfeita que David Fincher fez do livro de Chuck Palahniuk, Clube da Luta. O longa que marcou o fim dos anos 90, lançado em 1999, é simplesmente essencial para qualquer um que ama cinema. 

O Poderoso Chefão

O Poderoso Chefão
Paramount Pictures/Divulgação

Quem poderia deixar O Poderoso Chefão de fora de uma lista de adaptações no cinema? O livro de Mario Puzo foi levado às telas por Francis Ford Coppola, que mudou bastante coisa da obra original, mas manteve o espírito principal.

O Senhor dos Anéis

O Senhor dos Anéis
New Line Cinema/Divulgação

Apesar das obras acima terem acertado muito bem em suas realizações, poucos conseguiram atingir o que Peter Jackson fez com a obra de J. R. R. Tolkien, O Senhor dos Anéis. Levado aos cinemas como uma trilogia, a produção não apenas revolucionou técnicas cinematográficas (foi a primeira vez que um personagem em CGI - o Gollum - foi filmado desta maneira) como conseguiu ser tão atemporal quanto a obra original. 

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.