Filmes

Lista

Omelista: 5 filmes incríveis para conhecer o mundo

Central do Brasil, Verão de 85 e muito mais

A cozinha
18.07.2021
14h13

Por causa da pandemia do novo coronavírus, viajar pelo mundo se tornou uma realidade muito distante para os brasileiros. Porém, isso não significa que você não possa conhecer os outros continentes enquanto fica em casa. 

A Omelista dessa semana vai te apresentar cinco ótimos filmes de road trip que para você assistir em casa.

1 - White Wedding

White Wedding/Divulgação

White Wedding é uma comédia romântica sul-africana que conta a história de um jovem noivo e seu padrinho perdidos na viagem para o casamento.

Esse longa pode até ter uma premissa parecida com algumas histórias de Hollywood, mas como a gente vê aquilo se desenrolando na África do Sul, a abordagem é totalmente diferente, tem uma cultura muito única e muito gostosa de acompanhar.

2 - Verão de 85

Verão de 85/Divulgação

No seu aniversário de 16 anos, Alexis é salvo da morte por David, de 18 anos, depois do seu barco afundar na costa da Normandia. As férias de verão estão apenas começando e Alexis acaba de conhecer o amigo dos seus sonhos.

O filme tem um clima de romance fofo, além de ter toda essa nostalgia dos anos 80. A trilha sonora é um bom exemplo disso, tem The Cure, Rod Stewart e várias músicas francesas que eu nunca tinha ouvido e não entendo uma palavra, mas também dão vontade de também viver um romance cheio de passeios de moto pelas estradas francesas e viagens de barco pelas praias da Normandia.

Verão 85 talvez lembre um Me Chame Pelo Seu Nome - ou até Luca - mas ele tem uma identidade muito própria que vai além desse tema de férias e relacionamentos na Europa. 

3 - Central do Brasil

Central do Brasil/Divulgação

O filme acompanha Dora (Fernanda Montenegro), uma professora que ganha a vida escrevendo cartas para pessoas analfabetas, que ditam o que querem contar às suas famílias. Entretanto, ela pega o dinheiro deles, mas nem chega a enviar as cartas.

Um dia, um menino chamado Josué, filho de nove anos de idade de uma de suas clientes, acaba sozinho quando a mãe é morta em um acidente de ônibus.

Ela reluta em cuidar do menino, mas se junta a ele em uma viagem pelo interior do Nordeste em busca do pai de Josué, que ele nunca conheceu. Central do Brasil se desenrola cidades interioranas do nordeste brasileiro.

4 - Táxi Teerã

Táxi Teerã/Divulgação

O longa mostra o cineasta Jafar Panahi interpretando ele mesmo, ao lado da atriz Behnaz Jafari, que é bem famosa no Irã e também interpreta ela mesma.

No longa-metragem, passageiros expressam suas opiniões e pontos de vista em um táxi conduzido por Panahi nas ruas de Teerã, Irã.

A trama se desenrola com os dois indo atrás de uma menina que gravou um vídeo ameaçando se matar porque os pais dela não a deixavam frequentar aula de teatro.

5 - Priscilla, a Rainha do Deserto

Priscilla/Divulgação

Para quem pensa que a Austrália só tem bichos estranhos, cangurus e Hugh Jackman, essa indicação mostra que, além de tudo isso, lá também tem drag queens fazendo uma das viagens mais emblemáticas do cinema.

Na trama, Anthony concorda em levar seu show para a estrada e convida as travestis Adam e Bernadette para acompanhá-lo. No ônibus, chamado Priscilla, os três viajam pelo deserto australiano fazendo vários shows. Porém, quando os amigos descobrem a verdade da viagem, problemas acontecem.

Talvez o roteiro de viagem desse filme não tenha apelo pra todo mundo, porque o percurso todo é pelo deserto da Austrália, mas de qualquer forma, assistir Priscilla vai te dar vontade de entrar no primeiro ônibus com seus amigos e sair por aí vivendo umas aventuras ouvindo Gloria Gaynor.

Boa viagem e até a próxima Omelista!

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.