Filmes

Lista

Influências do cinema asiático na cultura pop

Parasita, Jackie Chan e Bruce Lee mudaram a forma como consumimos filmes, séries e quadrinhos

A cozinha
29.08.2020
11h00
Atualizada em
28.08.2020
22h50
Atualizada em 28.08.2020 às 22h50

De clássicos de Akira Kurosawa ao atual detentor do Oscar de Melhor Filme, Parasita, o cinema asiático tem presença marcante na cultura pop atual. Seja em pequenas referencias estéticas ou até em adaptação de enredo, títulos gigantescos como Kill Bill, Star Wars e Dragon Ball foram diretamente influenciados por sucessos da telona estrelados por Jackie Chan ou Bruce Lee.

Na Omelista de hoje, você confere algumas das produções asiáticas que mais marcaram a cultura pop. Confira o vídeo no topo da página e não se esqueça de curtir o vídeo e assinar o canal.

Parasita

Divulgação

Parasita ainda é um filme recente, mas merece entrar nessa lista por ter feito algo único para o cinema asiático: venceu tanto a Palma de Ouro em Cannes, quanto o Oscar de Melhor Filme. O filme foi eleito por diversos cineastas e críticos como o melhor do ano passado e, em breve, deve ganhar uma série da HBO e sua influência será vista no cinema nos anos que virão. 

Bruce Lee em Jogo da Morte

Divulgação

Bruce Lee é um dos nomes mais importantes das artes marciais pois popularizou o estilo asiático de se filmar um filme de ação. Seu estilo único virou referência para atores, filmes e até games. É possível encontrar referências a Lee em games de luta como Street Fighter e Tekken e filmes como Kill Bill, onde Quentin Tarantino usou seu uniforme amarelo de Jogo da Morte como figurino principal da personagem de Uma Thurman.

Jackie Chan é Goku

Divulgação

Um dos maiores nomes do cinema asiático, Jackie Chan ficou conhecido por misturar ação e humor ao longo de sua extensa carreira. Ele já ganhou um Oscar honorário, criou clássicos e também serviu de inspiração para Dragon BallAkira Toryama, criador do mangá, queria fazer algo diferente e, na época, estava assistindo muitos filmes do lutador. Por sugestão de seu editor, ele decidiu criar algo que tivesse a mesma pegada - e nasceu um clássico atemporal. Na obra original, inclusive, o Mestre Kame usa o nome de Jackie Chun para se disfarçar em um dos torneios de artes marciais.

A obra de Akira Kurosawa

Divulgação

Akira Kurosawa criou diversos clássicos sobre o Japão histórico e é uma referência para nomes como Martin Scorsese, por exemplo. Yojimbo, um de seus filmes mais importantes, foi praticamente refilmado por Sergio Leone como um velho oeste no clássico Por um Punhado de Dólares e, além de inspirar filmes de western spaghetti, ele também inspirou uma galáxia muito, muito distante. George Lucas admite que desde o visual de Darth Vader até a maneira como faz a transição de cenas foi totalmente inspirado no trabalho dos filmes de samurai de Kurosawa.

Akira

Divulgação

Um dos animes mais importantes de todos os tempos, Akira inspirou praticamente todos os filmes de futuro neo-punk criados desde então - sejam eles live-action ou animações. A produção mostrou um outro lado dos animes e trouxe um contexto mais adulto, pesado e com um estilo que moldou uma geração de diretores e criadores de conteúdo.