Godzilla 2000
Omeleca: Godzilla 2000
Quando a versão americana de Godzilla estreou, em 1998, os japoneses se decepcionaram com o resultado. Também, não era para menos. O monstrão, patrimônio histórico da terra do sol nascente, virou hermafrodita grávido, teve babyzillas Jurassic Park e foi morto pelos ianques! Seria essa afronta uma vingança tardia por Pearl Harbor&qt&&qt&&qt&
Dois anos depois, a nação japonesa mostra como se faz um verdadeiro filme de monstro mutante radioativo! Em Godzilla 2000, o protagonista deixa de lado as frescuras de computação gráfica e efeitos especiais da Centrópolis Effects LLC (Fim dos Dias, Stuart Little) e volta às origens.
Tosquíssimos croma-keys (a famosa tela azul), misturados com atores vestindo roupas de borracha e a boa e velha maquete de Tóquio, dão um show. Não falta a tradicional cena da usina de força, na qual a criatura se emaranha nos fios e fica tudo explodindo com aquelas faíscas fora de proporção no melhor estilo Spectreman (senti até falta do Dr.Gori, a macaca loira). No quesito defeitos especiais, uma nave espacial que NUNCA fica integrada com o resto da cena e um embrião alien gigante são o máximo em que a produção se permite inovar.
Godzilla é um veterano de batalhas entre monstros, tendo lutado dezenas de vezes desde sua estréia no cinema, em 1954. Desta vez, a ameaça chega em dose tripla. De um lado, o bicho tem que enfrentar uma nave espacial de 60 milhões de anos. Do outro, um alien criado a partir do seu próprio fator Regenerator G (nem me pergunte o que é isso). E por fim, um impetuoso comandante que deseja destrui-lo a qualquer custo.
Para enfrentar tantos problemas, ele conta com amigos (não, não estou falando do Godzuk). Uma jornalista chata e um grupo de cientistas especializados em prever aparições godzílicas (tipo aqueles carinhas que perseguiam tornados em Twister). Juntos, eles farão de tudo para ajudar o monstro, criado pela própria estupidez humana. Que bonito isso. :-)
Enfim, se o Godzilla americano já não tinha roteiro, Godzilla 2000 então nem se fala. A diferença é que no segundo não faz a menor falta! Ponto para os japoneses deles, que são muito mais criativos que os dos outros.
O filme está disponível no Brasil em DVD e VHS. Se assistir o DVD, não perca o making-of, curtinho mas hilário!
Godzilla 2000
Gojira ni-sen mireniamu. Japão, 1999. Dir. Takao Okawara. Com Takehiro Murata, Hiroshi Abe, Naomi Nishida e Mayu Suzuki.