O Auto da Compadecida

Créditos da imagem: Globo/Divulgação

Filmes

Notícia

O Auto da Compadecida 2 foi aprovado por família de Ariano Suassuna

Filho do dramaturgo, Manuel Dantas Suassuna revelou que sequência já havia sido discutida após sucesso do primeiro filme

Omelete
3 min de leitura
20.03.2023, às 13H25.
Atualizada em 03.07.2023, ÀS 10H49

A notícia de que O Auto da Compadecida 2 vai enfim sair do papel pegou muita gente de surpresa e, por mais que alguns fãs estejam com medo de a sequência se tornar uma mancha no legado de Ariano Suassuna, Manuel Dantas Suassuna, filho do dramaturgo, garante que o filme conta com a aprovação da família. Em entrevista ao G1, o artista plástico revelou que o pai inclusive já havia discutido ideias de uma sequência com Guel Arraes, diretor do longa, na época do lançamento da produção original e garantiu que sua família analisou a fundo a ideia antes de autorizar a continuação.

Analisamos os prós e contras de se ter um texto que não é puramente de Ariano, mas que vai levar o nome dele. A peça é de muito sucesso, então consultamos vários escritores amigos para saber a opinião deles, para traçar um caminho”, afirmou Suassuna. “E também teve uma conversa de meu pai com Guel, quando ele estava vivo, para se fazer uma segunda versão. Depois, abandonaram a ideia, e agora, mais de 20 anos depois, ela veio à tona.

Ainda assim, o artista plástico ainda não sabe o que João Grilo (Matheus Nachtergaele) e Chicó (Selton Melo) enfrentarão nessa nova história. “Tudo é inédito. Não sei se será como da primeira vez, com adaptações de textos de outras peças. Estamos da mesma forma que o público, na expectativa de que seja um êxito”, disse Suassuna, que reforçou que ele e a família têm confiança na qualidade da produção. “Torcemos muito pelo sucesso!

João Grilo e Chicó são uns presepeiros que teimam em sobreviver e, ao fazê-lo, desafiam estruturas de poder. Nada mais atual. É uma honra danada fazer parte dessa aventura que mais parece um milagre da Compadecida”, vibra a diretora Flávia Lacerda, que vai atuar no posto ao lado de Guel Arraes.

Inspirado na popular peça de Ariano Suassuna lançada em 1955, O Auto da Compadecida foi lançado como uma minissérie em quatro episódios na Globo em 1999. Em 2000, uma versão do programa chegou aos cinemas e ajudou a solidificar a história no imaginário popular brasileiro. Além de O Auto da Compadecida, outras peças de Suassuna, como O Santo e a PorcaTorturas de um Coração, também foram adaptadas pela produção.

Melo e Nachtergaele retornarão como Chicó e João Grilo, respectivamente. O anúncio do restante do elenco deve acontecer em breve.

De acordo com o que foi anunciado, as filmagens terão início em agosto.

O Auto da Compadecida 2 está previsto para chegar aos cinemas em 2024.

O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).

Acompanhe a gente também no YouTube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.