Novos executivos decidem que Disney não fará mais animações 3D
Novos executivos decidem que Disney não fará mais animações 3D
![]() Teste de animação de American Dog |
Em junho de 2004, o diretor de Lilo & Stitch, Chris Sanders, assumiu uma nova animação da Disney, American Dog. O filme seria, por escolha de Sanders, produzido em computação gráfica, ao contrário do sucesso 2D de Stitch. Nestes dois anos, muita coisa mudou no estúdio.
Relembrando: o presidente Michael Eisner deu lugar a Bob Iger em 2005; a Disney comprou a Pixar em janeiro último; Steve Jobs, desafeto de Eisner, tornou-se um dos diretores e o maior acionista individual do conglomerado; Ed Catmull e John Lasseter, dois nomes fortes da Pixar, assumiram respectivamente a presidência e a direção criativa da divisão de animação da Disney.
Lasseter e Catmull agora se fazem ouvir. Sanders foi dispensado de American Dog na quarta-feira passada. Na sexta, 166 profissionais da sua equipe receberam dispensa. E o principal: Lasseter e Catmull querem que, a partir de 2008, a Disney faça só animações tradicionais em 2D. Que a Pixar cuide das tridimensionais.
O blog JillHillMedia diz que a dupla colocará em prática o plano depois do lançamento de A Família do Futuro - desenho em CGI que já estava em produção antes da fusão Disney-Pixar. Ou seja, American Dog foi pra gaveta. Se o planejamento vingar, vale repetir, A Família do Futuro terá sido a última animação 3D da Disney.
O presidente Bob Iger ainda não assinou embaixo da idéia. Ele prefere ver o resultado nas bilheterias de The Frog Princess, nova animação 2D da casa, para decidir se opõe-se ou não à decisão do departamento.
O futuro é incerto em relação a American Dog. O desenho mostraria um cachorro superstar, bebedor de martínis e paparicado, que ao ser esquecido no meio do deserto de Nevada precisa fazer amigos para sobreviver. A produção estava prestes a ganhar o sinal verde (alguns testes e composições, fofíssimos, você confere no blog) e agora pode, talvez, ser reimaginada por outra equipe, mas no formato tradicional.
