Novo The Man Who Killed Don Quixote de Terry Gilliam é oficializado
Diretor vai tentar de novo - agora, com mudanças na história
Como já comentamos em 2008, o cineasta Terry Gilliam (Os Doze Macacos, Irmãos Grimm) partirá para uma nova tentativa de filmar o amaldiçoado The Man Who Killed Don Quixote. O projeto foi oficialmente anunciado pela produtora Recorded Picture Company.
Gilliam já havia comentado anteriormente que reescreveria o roteiro ao lado de Tony Grisoni, e as alterações são profundas. A história, que não deixa de ter um pouco de metalinguagem, agora acompanha um cineasta que se encanta com a eterna jornada de Quixote por sua amada, e acaba virando um Sancho Pança todo particular.
Da última vez que tentou adaptar o clássico de Miguel de Cervantes, Gilliam precisou interromper a filmagem depois que chuvas destruíram sets e seu protagonista, Jean Rochefort, com dores nas costas, teve que largar o filme. A desgraça foi tão retumbante que rendeu um documentário em 2002, Lost in La Mancha. Como toda grande produção, porém, um seguro cobria eventuais prejuízos, e é por esse dinheiro que Gilliam e seus financiadores lutavam todo esse tempo.
Agora que o seguro pagou 15 milhões de dólares pelas perdas, Gilliam espera começar a rodar entre março e maio de 2010. Ele ainda aguarda a disponibilidade de Johnny Depp, que interpretaria um executivo dos dias atuais que viaja ao passado e é confundido com Sancho Pança por Dom Quiixote. Também falta escalar um substituto para Rochefort.
Dom Quixote