Nouvelle Vague | Netflix lançará filme sobre Acossado de Jean-Luc Godard
Dirigido por Richard Linklater, filme foi lançado no Festival de Cannes
Créditos da imagem: Netflix
A Netflix venceu a briga pelos direitos de lançamento de Nouvelle Vague, filme de Richard Linklater (Boyhood, Assassino por Acaso) sobre a Nova Onda do Cinema Francês e, mais especificamente, os bastidores de Acossado, clássico supremo do diretor Jean-Luc Godard. O streamer pagou US$ 4 milhões na aquisição.
Como informa o Deadline, a Netflix planeja pelo menos lançar o filme nos cinemas dos EUA por duas semanas, o necessário para que ele seja qualificado para disputar o Oscar, mas fora disso não há garantia de uma distribuição ampla nas telonas, algo até irônico dado o assunto do filme, uma grande homenagem ao cinema.
Nouvelle Vague se passa em Paris no fim dos anos 1950, quando nomes como Jean-Luc Godard, Eric Rohmer, François Truffaut e Jacques Rivette começaram o movimento conhecido como a Nova Onda Francesa, que revolucionou o cinema do país. As lições de suas obras, que focavam mais na vida contemporânea e em personagens comuns, foram reconhecidas mundialmente ao longo dos anos 1960 e 1970, engatilhando iniciativas semelhantes em outros países.
Para ilustrar isso tudo, Nouvelle Vague foca nos bastidores de Godard dirigindo Acossado, seu primeiro e mais celebrado filme. Guillaume Marbeck interpreta o cineasta, enquanto Aubry Dullin faz Jean-Paul Belmondo, que interpretou o protagonista de Acossado. Zoey Deutch faz a estrela americana Jean Seberg, e inúmeros nomes famosos do cinema francês aparecem: Robert Bresson, Jean-Pierre Melville, Eric Rohmer, Agnes Varda e assim vai.
Um grande amante do cinema francês, Richard Linklater, diretor de Boyhood e da trilogia Before, é o responsável pelo filme, que estreou no Festival de Cannes 2025. Em nossa crítica, Guilherme Jacobs descreveu Nouvelle Vague como um filme que "pulsa com carinho e amor pelo mundo que está retratando." Leia nossa crítica completa aqui.
Ainda não há data de estreia para Nouvelle Vague na Netflix, mas como há intenções de Oscar para o filme, ele deve sair perto do fim de 2025.