Nosso Lar 3 será “salto tecnológico” para o cinema brasileiro, diz Assunção
Omelete visita filmagens da sequência e mostra bastidores em vídeo exclusivo
Créditos da imagem: Fabio Assunção em Nosso Lar 3 - Vida Eterna (Reprodução)
Quando o Omelete chega para assistir às filmagens de Nosso Lar 3 - Vida Eterna, em um galpão no Rio de Janeiro (RJ), Fabio Assunção e Carol Castro estão no centro de um cenário verdejante que não combina em nada com os cinzas urbanos do lado de fora.
Projetado em uma enorme tela de LED atrás dos atores, e complementado ainda por grama e arbustos falsos no chão, o ambiente foi criado para emular o Nosso Lar, uma colônia espiritual descrita por André Luiz na obra de mesmo nome, psicografada por Chico Xavier.
Poucos dias antes de nossa visita, os tons terrosos e avermelhados do Umbral, espaço liminar da mitologia espírita, dominavam aquele mesmo ambiente. Confira a seguir um vídeo dos bastidores de Nosso Lar 3 - Vida Eterna, gravado neste período das filmagens.
“Nosso Lar 3 vai ser um salto tecnológico”, define Assunção em entrevista ao Omelete. “O LED chegou para projetar locações que seriam muito difíceis de encontrar. Vai ser um filme com muita pós-produção, muita computação gráfica e muito design. E isso vai dar um acabamento diferenciado, vai aumentar o encanto da franquia, porque vai ser muito mais verossímil”.
O encanto referido por Assunção se prova em números: Nosso Lar (2010) e Nosso Lar 2 - Os Mensageiros (2024) levaram, juntos, quase 5 milhões de brasileiros aos cinemas. O diretor Wagner de Assis, que conduz a franquia desde o primeiro longa, atribui essa popularidade ao caráter universal da história - mesmo que ela seja baseada nos escritos de uma religião específica.
“A gente faz filmes para todas as pessoas. Por mais que ele nasça de um conteúdo espírita, e que fale de assunto espiritualista, a gente sabe que isso transcende”, comenta ele. “A gente apostou desde o início que fosse um filme universal. O que acontece na vida depois da vida? O que acontece nessa dimensão paralela para onde vamos? O grande mérito dessa franquia, para mim, é falar dessas coisas com um olhar absolutamente transformador. É um filme reflexivo, emocionante - tudo o que a gente mais quer viver no cinema”.
A aposta na tecnologia vem com um gostinho de vitória, portanto, mas Assis postula que a tecnologia precisa complementar a narrativa, e não mandar nela.
“É uma ferramenta, nada mais do que isso. A boa história precisa prevalecer, o talento precisa prevalecer, é o que a gente tá tentando fazer. Eu tenho certeza que a tecnologia nunca vai substituir a capacidade que o humano tem de contar suas histórias. É nisso que eu sigo acreditando, é por isso que eu faço filmes”, completa.
A história de Nosso Lar 3 - Vida Eterna acompanha Zenóbia (Carol Castro), líder de uma casa espiritual nas zonas umbralinas, que enfrenta os abismos mais sombrios para resgatar espíritos arrependidos e salvar Domênico (Fábio Assunção), um amor antigo de sua vida encarnada.
O elenco ainda traz os retornos de Othon Bastos (como Ancleto, governador de Nosso Lar) e Renato Prieto (como André Luiz). Nosso Lar 3 chega aos cinemas brasileiros em 21 de janeiro de 2027, e depois deve ser integrado ao catálogo do Disney+, que já tem os dois primeiros filmes da franquia disponíveis para streaming.
Excluir comentário
Confirmar a exclusão do comentário?
Comentários (0)
Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.
Faça login no Omelete e participe dos comentários