Veja Me Ame com Ternura na Reserva Imovision

Icone Fechar
Filmes
Artigo

Nós vimos o trailer de <i>Superman Returns</i>... e contamos tudo sobre ele pra você!

Nós vimos o trailer de <i>Superman Returns</i>... e contamos tudo sobre ele pra você!

ÉB
08.08.2005, às 00H00.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 13H18

Routh como Super-Homem...

... e também como Clark Kent

A nave do herói

Singer, Marsden e Bosworth no set

O Super-Homem voando

Durante a visita do Omelete aos estúdios da Fox em Sydney, Austrália, para conhecer detalhes da produção de Superman Returns, tivemos uma grande surpresa. Bryan Singer, o diretor do filme e o responsável pelos dois primeiros filmes dos X-Men, apareceu subitamente no meio do grupo de jornalistas que estava por lá conhecendo os cenários e escritórios da produção, e começou imediatamente a tagarelar, apesar de sua entrevista estar marcada apenas para o outro dia da visita.

Omelete Recomenda

No meio da conversa - que infelizmente ainda não podemos divulgar - o incansável cineasta que parece estar ligado na tomada 220v. perguntou o que nós achamos do trailer de Superman que o roteirista Dan Harris produziu para a Comic-Con de San Diego. Como nenhum dos presentes havia comparecido à convenção, Singer resolveu nos mostrar o vídeo. Alguns minutos depois, fomos levados a uma sala de projeção para ver a primeira aparição do Homem de Aço na telona desde Superman IV, de 1987.

O vídeo abre com longas cenas da fazenda Kent, no Kansas, com narração em off de Lara e Jor-El, os pais biológicos de Clark Kent (Brandon Routh). A voz do kryptoniano pertence a Marlon Brando (1924-2004) e foi recuperada dos arquivos de cenas não utilizadas de Superman II (1980). O herói é mostrado numa nave espacial - vestido com trajes negros - voltando à Terra e durante sua queda. Depois, há alguns diálogos entre ele e sua mãe adotiva - Martha Kent (Eva Marie Saint) -, algumas cenas com o jovem Clark descobrindo a nave que o trouxe à Terra (sim, o filme terá alguns flashbacks da infância do herói) e outras belas imagens gravadas em locação em Tamworth, lugar cujo pôr-do-sol é considerado um dos mais bonitos do planeta (e que aparentemente tem a melhor música country da Austrália... mas sobre isso eu acredito que você não quer saber, certo?).

O trailer também mostra o jornal Planeta Diário, Brandon Routh como Clark Kent, Kate Bosworth como Lois Lane, e os personagens Jimmy Olsen (Sam Huntington) e Perry White (Frank Langella). A cena em que Lois apresenta seu namorado (James Marsden, o Ciclope de X-Men) ao Clark é de especial interesse, bem como a revelação de que ela ganha um prêmio Pulitzer (o mais importante do jornalismo estadunidense) por um artigo que escreveu intitulado "Porque o mundo não precisa do Super-Homem". O vídeo conta ainda com Kevin Spacey careca como Lex Luthor, segurando um cristal em suas mãos e com uma espetacular cena com o super-herói em órbita, olhando o planeta abaixo. "Look to the Sky - June 2006" (olhe para o céu - Junho de 2006), avisa o último quadro da prévia, tudo ao som da trilha clássica de John Williams, que será utilizada como base para a música original que será composta por John Ottman (Quarteto Fantástico, Casa de cera e todos os filmes de Singer).

Ao final, até o mais reticente jornalista presente convenceu-se: o Super-Homem está de volta!

Horas mais tarde, no entanto, numa conversa no bar do hotel, a opinião geral era de que o ponto mais fraco do trailer era Lois Lane. Alguns acharam a atriz nova demais para convencer como a mãe de um garoto de cinco anos. Particulamente, não me importei.

Mas enquanto todo o conteúdo registrado pelo Omelete nessa viagem à Sydney aguarda o momento de ser revelado, algumas das coisas que Bryan Singer falou por lá eram apenas repetições do que havia sido comentado durante a Comic-Con San Diego há duas semanas.

Enquanto isso, em San Diego...

Na maior feira de quadrinhos do ocidente, o cineasta falou sobre o uniforme do herói. Explicou que não quis mexer demais na roupa, mas buscou a essência dela, apresentando algo que parecesse novo. "Não dava pra mexer demais. Seria como se colocássemos uma garra a menos no Wolverine. Demos volume ao S no peito do herói porque achamos que o silk screen ficava um pouco datado. Há também o fato de que a roupa foi criada com base na tecnologia kryptoniana, mas isso não tem grande relevância na história", explicou.

Quando a imagem de Brandon Routh vestido como o Super-Homem apareceu pela primeira vez na Internet, os fãs do herói imediatamente reclamaram. Dezenas de e-mails chegaram à redação do Omelete com "versões alternativas" - imagens criadas por fãs que manipularam digitalmente a foto, alterando cor, tamanho do símbolo, formato da capa, altura da bota e (pasme!) até o tamanho da cueca vermelha - para transformar a roupa em algo mais parecido com o uniforme já estabelecido (Clodovil ficaria emocionado com tantos novos estilistas). Singer também explicou tais alterações.

"Primeiro fizemos a roupa, mas depois, quando contratamos Brandon, começamos a modificar coisas para que ela ficasse melhor no corpo dele. Também experimentamos outras versões. Se o S fosse grande demais ou pintado, ficaria parecendo um outdoor ou coisa do tipo. Assim, foi feito na proporção correta entre sua cabeça, tronco, etc."

E por falar em Brandon Routh, o cineasta desmentiu meses de boatos quando afirmou que contratar um astro ou uma celebridade nunca foi sua intenção. "Brandon consegue personificar muito bem o personagem. Se ele estivesse aqui vestindo o uniforme, seria como se você estivesse numa sala com o Super-Homem".

O diretor também tinha boas notícias para os fãs de Smallville. Os criadores do seriado, Al Gough e Miles Millar, visitaram os sets australianos e trocaram figurinhas com o diretor. Assim, tanto a produção de Superman Returns quanto a de Smallville buscaram adequar suas mitologias para que "ninguém pisasse nos calos do outro", comentou Singer. "Apesar de serem universos distintos nós estamos tentando não bagunçar os terrenos. Queremos respeitar o seriado de TV que manteve acesa a chama do Super-Homem", completou.

O trailer comentado neste artigo, infelizmente, não será disponibilizado pelos produtores. No entanto, o primeiro recorte promocional do filme ficará pronto em novembro.

As filmagens de Superman Returns estão quase terminando e o filme - que provavelmente terá censura 13 anos - será lançado pela Warner Bros. Pictures nos Estados Unidos em 30 de junho de 2006. A data no Brasil ainda não está definida, mas não deve passar muito disso. Em média, a Warner tem feito seus grandes lançamentos por aqui simultaneamente ou em até quinze dias da data norte-americana. Enfim, aguarde mais artigos especiais sobre o Homem de Aço com exclusividade aqui no Omelete.

Leia mais sobre Superman Returns

Compre os DVDs de Superman aqui
(A trilogia está novamente em catálogo)

Comentários (0)

Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.

Sucesso

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.