Netflix volta a garantir filmes da Warner nos cinemas por pelo menos 45 dias
CEO da empresa também prometeu que títulos terão janela de PVOD antes de irem para HBO Max
Créditos da imagem: Netflix/Warner Bros.
Ted Sarandos, co-CEO da Netflix, voltou a garantir que, caso sua compra da Warner Bros. Discovery seja efetivada, os filmes do estúdio de Batman, Harry Potter e O Senhor dos Anéis continuarão ficando pelo menos 45 dias nos cinemas antes de irem para formato digital.
Sarandos, que inicialmente se mostrou oposto quanto a longa janela de exclusividade nas telonas mas voltou atrás recentemente, foi entrevistado no podcast The Town e teve muitas de suas afirmações questionadas. Quando o assunto chegou no tempo de cinema, ele reiterou o plano dos 45 dias. Dessa vez, porém, o executivo foi perguntado sobre o lançamento em PVOD (premium video-on-demand, essencialmente o aluguel e compra de filmes em lojas digitais como Google Play e YouTube).
Donos de cinema, especialmente nos EUA, têm frequentemente levantado a preocupação, afirmando que não seria bom para o mercado de exibição que os títulos, após 45 dias, fossem direto para streaming no HBO Max. O tempo em VOD antes da chegada ao catálogo do app tende a ajudar a bilheteria nos cinemas, eles argumentam, como dizendo que o consumidor pensa "se é para pagar a mais, que seja na telona."
"[Os filmes] vão dos cinema, [onde ficarão] por 45 dias, para PVOD para o HBO Max," disse Sarandos. "Estamos comprando um modelo de negócios, e não queremos matá-lo."
Por fim, Sarandos foi perguntado se ele aceitaria colocar isso no contrato da compra da Warner. Aí, o executivo negou. Segundo ele, porém, nenhum estúdio coloca isso como padrão, mas, com uma pitada de brincadeira, ele prometeu que estava dando a entrevista "sob juramento." Ou seja, ao menos segundo o executivo, não era só da boca pra fora.